NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio apresenta plano de intervenções para resolver os alagamentos do Jardim Maravilha – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Prefeitura apresenta projeto a moradores do Jardim Maravilha – Beth Santos / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, anunciou nesta terça-feira (14/06) o início dos estudos de um projeto de infraestrutura para o Jardim Maravilha, Zona Oeste da cidade. O loteamento fica em uma área de várzea, que sofre constantes alagamentos, pois está situado na mancha de inundação do Rio Cabuçu-Piraquê. A Rio-Águas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, é responsável pelo projeto que reduzirá as enchentes recorrentes desta região em Guaratiba.

 

– Não há soluções simples para casos como o do Jardim Maravilha. Essa é uma região que a Rio-Águas vem estudando há muito tempo, mas faltava um projeto que desse uma solução definitiva. Fizemos a contratação de um escritório especializado, que vai traçar todas as intervenções que iremos fazer – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

O projeto defende uma solução sustentável para o Jardim Maravilha. Serão implantados 12 quilômetros de cursos d’água, o que inclui o Rio Cabuçu-Piraquê e canais que deságuam nele. As faixas marginais de proteção do rio servirão de reservatórios naturais para as águas excedentes, que infiltrarão nas áreas verdes.

 

– Nesse momento, o que parece ser mais adequado é a construção de um dique para evitar que as cheias do Rio Cabuçu-Piraquê invadam o loteamento do Jardim Maravilha. Também vamos tratar toda a falta de infraestrutura, com a instalação da rede de drenagem, de esgotamento e a pavimentação. Com um conjunto de técnicas e intervenções, pretendemos trazer mais tranquilidade para a população dessa região, que sofre há muitos anos com enchentes e inundações – disse o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

 

Como proteção destes parques será estudada a criação de uma barreira contra as cheias, por meio de uma área aterrada e elevada, que servirá para reter a água do rio, ao longo do seu curso e nos limites do loteamento. Um canal auxiliar também deverá ser criado para receber as águas pluviais do sistema de drenagem dos lotes.

 

– Já liberei recursos para fazer o Bairro Maravilha numa área de 320 mil metros quadrados, aqui, do Jardim Maravilha, com início das obras previsto para setembro. Também já temos alocados para o Jardim Maravilha cerca de R$ 300 milhões. Se, ao longo do estudo, a Rio-Águas e a empresa contratada definirem que o dique já pode começar a ser construído, nós vamos fazer isso – garantiu o prefeito.

 

As premissas do projeto são reduzir e conter a mancha de inundação; viabilizar a infraestrutura necessária ao loteamento e permitir a continuidade dos processos naturais do território. Também serão feitas a pavimentação e a urbanização das vias, a fim de garantir o escoamento das águas pluviais. Serão 28 quilômetros de logradouros requalificados, com sistema de drenagem e de esgotamento.

Cerca de 23 mil moradores da região serão beneficiados com as intervenções. O investimento neste projeto inicial é de R$ 5,7 milhões e o prazo do contrato é de 12 meses.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Medicamentos apresentam diferença de até 262,65% no Rio de Janeiro, revela pesquisa do Procon Carioca

14 de junho de 2022

Município do Rio avança na agenda verde com programa internacional de sustentabilidade

14 de junho de 2022

Avenida Brasil terá novas interdições, a partir desta quarta-feira, para obras da Transbrasil

14 de junho de 2022

Secretaria da Mulher inicia curso de programação web

14 de junho de 2022

Túnel Rebouças será interditado, no sentido Centro, para obra de revitalização

14 de junho de 2022

< Voltar