NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba contabiliza mais de 526 mil atendimentos aos munícipes até outubro e amplia quantidade de serviços on-line – Agência de Notícias

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, priorizando a agilidade e a eficácia nos serviços prestados aos usuários, realizou mais de 526 mil atendimentos, presenciais e on-line, de janeiro a outubro deste ano. A quantidade de serviços que podem ser solicitados de forma on-line também foi ampliada em 2021, para estreitar, ainda mais, a comunicação dos munícipes com a autarquia.

Durante os dez primeiros meses de 2021, a autarquia realizou 77.198 mil atendimentos presenciais, sendo 62.195 nas sete Casas do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Vila Hortência/Nogueira Padilha, Éden, Ipiranga, Paço e Brigadeiro Tobias) e um total de 15.003 mil na Central de Atendimento no Pátio Cianê Shopping, inaugurada em 23 de junho de 2021, e na antiga Central do Jardim Santa Rosália, que encerrou suas atividades em 17 de junho de 2021.

A autarquia destaca, ainda, que, no ano passado e em parte de 2021, houve períodos em que o atendimento foi temporariamente suspenso, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, como medida preventiva. “Mesmo assim, os números de atendimento são muito altos e demos todas as condições para que o munícipe fosse totalmente atendido em suas necessidades”, destaca o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Os casos são contabilizados mensalmente e o balanço é feito a partir da quantidade de solicitações dos munícipes. As demandas on-line significaram 432.580 mil atendimentos, devido ao aprimoramento dos canais digitais da autarquia, durante a pandemia.

Por exemplo, a procura pela 2ª via no site do Saae/Sorocaba totalizou 360.653 mil atendimentos, sendo que outros serviços da Agência Virtual somaram 62.013 mil. A atualização cadastral do usuário no site teve 6.191 mil acessos, novas ligações de água e esgoto contabilizaram 2.223 mil chamadas e revisão de consumo, outras 872. Interrupção do fornecimento e retirada de medidor contou com 489 acessos.

E novos serviços passaram a ser disponibilizados, desde abril deste ano, de forma on-line, no site do Saae/Sorocaba, tais como o pedido de inclusão no programa “Tarifa Social”. O interessado deve estar com os documentos previamente digitalizados e acessar o ícone “Tarifa Social Residencial”, disponível no menu de Serviços On-line do site  (https://www.saaesorocaba.com.br/servicos-online/), ou o link direto: https://www.saaesorocaba.com.br/tarifa-social-residencial/, para anexar os documentos digitalizados e preencher o formulário. Atualmente, mais de 3 mil famílias são atendidas por meio dessa iniciativa, que dá desconto de até 70% na conta de água e esgoto, mensalmente.

Da mesma forma, as solicitações de alteração de Categoria de Usuário também estão disponíveis pelo site. Trata-se de um serviço gratuito, quando houver mudança na situação de utilização do imóvel, como, se era utilizado para fins comerciais e, no momento atual, passou a ser residencial. Foram 139 atendimentos desse tipo neste ano, desde abril. Para solicitar a alteração de Categoria, basta acessar o ícone “Alteração de Categoria”, no site do Saae/Sorocaba ou o link direto: https://www.saaesorocaba.com.br/alteracao-de-categoria/, para anexar os documentos  digitalizados e preencher o formulário.

 

WhatsApp direto

O Saae/Sorocaba disponibilizou, desde junho passado, o WhatsApp como canal direto ao munícipe, pelo número (15) 99850-3936 (pedidos de religação de água e esgoto, denúncias de desperdício de água, possíveis vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo, troca de registro e outros serviços). Entre janeiro e outubro de 2021, os pedidos pelo WhatsApp contabilizaram 14.870 mil atendimentos, enquanto as denúncias de desperdício de água registradas somaram 300 casos.

“Continuamente, o Saae/Sorocaba busca aprimorar os seus serviços de comunicação. Em âmbito geral, prezamos pela agilidade e pela eficácia do contato direto com o cidadão sorocabano”, complementou o diretor-geral da autarquia.

Além dos telefones 0800-7701195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, a autarquia oferece o serviço do “Fale Conosco” para reclamações, dúvidas, elogios e sugestões, pelo e-mail: [email protected].

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/saae-contabiliza-526-mil-atendimentos-ate-outubro-e-amplia-servicos-on-line/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=saae-contabiliza-526-mil-atendimentos-ate-outubro-e-amplia-servicos-on-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *