NOTÍCIAS

Evento do Outubro Rosa foi destaque no Parque Campolim na manhã deste domingo (17) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e em parceria com várias secretarias municipais, organizou um grande evento, com diversas atividades gratuitas, para destacar à população o Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. O encontro aconteceu na manhã deste domingo (17), no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

A programação contou com atividades de ginástica e oficina de basquete feminino, organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes); orientações sobre serviços públicos disponíveis às mulheres, com atividades de relaxamento, alongamento e a distribuição de brindes, tudo isso realizado pela Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher (Cerem); apresentação de dança flamenca, além de jogos de pebolim, xadrez e dama gigantes, promovidos pela Secretaria da Cultura (Secult).

Houve, também, aula de Zumba, com instrutores do Projeto EU, e oficina de pintura com tela compartilhada, oferecida pela “Pintura Solidária”. Além disso, serviços de saúde, tais como: aferição de pressão e glicemia; orientações sobre a saúde da mulher e cuidados para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, organizadas pela Secretaria da Saúde (SES); esclarecimentos sobre atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, prestados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e foi disponibilizado, também, o Sebrae Móvel, em uma parceria do Sebrae Sorocaba com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

Igualmente aconteceu no local a segunda edição do evento “Onda de Luz”, homenagem realizada pelo projeto Girassol, que apoia pais enlutados devido à perda perinatal em Sorocaba e região. Prestigiando este ato, esteve a vereadora Fernanda Garcia, que falou sobre a importância de tornar o luto gestacional e perinatal mais humanizado e solicitou o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Saúde para tanto, em atenção à chamada Lei Gael.

A Lei nº 12.231, de 1/10/2020, institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, que ocorre anualmente na semana do dia 15 de outubro.

“Este é um mês de conscientização para que todas possam se tocar, fazer o autoexame das mamas e demais exames de prevenção. Agradecemos a todos os parceiros que tornaram este grande evento possível. Lembrando que todo mês é importante para as mulheres se cuidarem, mas o Outubro Rosa é especial nesse sentido”, relembrou a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato.

O prefeito Rodrigo Manga também participou da iniciativa e aproveitou para parabenizar todas as mulheres e todos os envolvidos no Outubro Rosa. “Esta é uma ação extremamente importante, que acaba envolvendo várias áreas da nossa cidade de Sorocaba, com o objetivo principal que é cuidar da saúde de todos, em especial, da mulher. Aproveito para anunciar que, após quase dez anos de espera, conseguimos zerar a fila por mamografias na cidade”, frisou.

Estiveram no evento, além do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, os secretários de Esportes e Lazer, Pedro de Souza; da Comunicação, Fernanda Burattini; Jurídica, Luciana M. da Fonseca; de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; da Saúde, Vinícius Rodrigues; de Administração, Fausto Bussolo; de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; e de Recursos Humanos, Cleber M. Fernandes da Costa. Também participaram o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Luis Santos, Cícero João e Fernanda Garcia; o assessor do deputado Marcos Pereira, Caio Oliveira; a Dra. Veraly Ferraz, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); Denise Iazbek, diretora do Projeto EU – Clínica de Emagrecimento; a gestora de Políticas Públicas do Sebrae Sorocaba, Priscila Rabano Budemberg; e Ana Lúcia de Paula Batista, coordenadora do Centro de Referência da Mulher.

“Nós somos do grupo de ginásticas do Centro Esportivo Maria Eugênia e fomos convidadas pelo professor Leandro, para prestigiar este movimento. Estamos amando e agradecemos pela oportunidade”, disse Vera Lúcia de Carvalho Santos, de 66 anos de idade.

“Estou muito feliz por participar deste evento. Está tudo maravilhoso. O clima ajudou bastante, sem chuva. Os professores de dança e de alongamento arrasaram também. Parabéns”, disse Maria Cristina Matheus, de 56 anos, frequentadora do Centro Esportivo Vila Gabriel.

Fotos: Michelle Alves – Secom/ Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/evento-do-outubro-rosa-foi-destaque-no-parque-campolim-na-manha-deste-domingo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=evento-do-outubro-rosa-foi-destaque-no-parque-campolim-na-manha-deste-domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *