NOTÍCIAS

Prefeitura moderniza iluminação pública com tecnologia de LED na Av. Dom Aguirre e ciclovia – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), segue modernizando a iluminação em vias públicas da cidade, com a instalação de tecnologia de LED. Na manhã deste domingo (7), foi iniciada a troca das lâmpadas convencionais por LED na Av. Dom Aguirre, que é um dos principais acessos ao município e cartão postal de Sorocaba. O trabalho será feito em toda a extensão da avenida, iluminando com mais eficiência e economia o canteiro central da via e, também, a ciclovia local.

As melhorias estão sendo viabilizadas por meio de medida mitigadora, em parceria com a Construtora Planeta e a Construtora Silva Campos.

No ato que deu início à substituição das lâmpadas, estiveram presentes o prefeito Rodrigo Manga, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, os secretários de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini; de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa; de Comunicação, Fernanda Burattini; de Esportes e Lazer, Pedro Roberto Pereira de Souza; e de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Antonio Prieto Neto; também o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além dos vereadores Cristiano Passos, Fernando Dini, Fausto Peres, Fábio Siomoa e Luis Santos, que é vice-presidente da Câmara Municipal. Caio Oliveira representou o deputado federal Marcos Pereira na ocasião. Também participaram da cerimônia Gália Andreazza, representando a Construtora Silva Campos, e Henrique Penteado, em nome da Construtora Planeta, além de Adriane Denadai, do grupo de mulheres ciclistas Amigas do Pedal, e Francisco Ramos, presidente da Liga Sorocabana de Ciclismo.

A primeira-dama e presidente do FSS, que chegou de bicicleta ao evento, depois de percorrer a ciclovia na companhia das Amigas do Pedal, lembrou que o passeio ciclístico encerrou oficialmente a série de atividades em alusão ao Outubro Rosa. “Não conseguimos fazer na data agendada em razão da chuva, mas hoje pudemos, mais uma vez, alertar a população sobre a relevância dessa causa, na luta contra o câncer de mama”, disse Sirlange. As equipes de ciclistas que estavam presentes comemoraram a novidade sobre a iluminação pública com LED, que vai auxiliá-los na realização de treinos noturnos.

Serão quase seis quilômetros de extensão da via que estão recebendo a melhoria e um total de 1.065 luminárias de LED. “É uma alteração que, além de gerar economia aos cofres públicos, ajuda muito na questão da segurança viária. Não somente da ciclovia, mas também para quem trafega de carro ou de moto pela via, que é utilizada intensamente pela população”, ressaltou o secretário Paschoini.

“Este é mais um marco da atual gestão municipal e está sendo possível graças à parceria com a iniciativa privada. Vamos melhorar muito a iluminação em um trecho importante da cidade, que vai desde a Praça Dom Tadeu Strunck até a Av. Camilo Júlio. E, além da iluminação, já iniciamos os reparos de calçadas e vamos refazer a pintura da ciclovia”, pontuou o secretário Darwin.

A realização desse tipo de reparo demonstra que há uma atenção geral por parte de quem circula pela avenida, incluindo os pedestres, para quem o fator segurança também é primordial.

“É importante destacar que tem sido possível realizar tantos projetos importantes, como este, porque o Executivo tem estado ao lado de uma Câmara Municipal atuante e que nos autorizou esse tipo de parceria com a iniciativa privada. Estamos atentos às necessidades da população, sabemos que a manutenção da ciclovia era uma demanda antiga e que representa um estímulo à prática esportiva e à manutenção da saúde das pessoas. A modernização da iluminação está sendo feita nas principais vias da nossa cidade e, a partir do próximo ano, iniciaremos essa modernização também nos bairros”, concluiu o prefeito Rodrigo Manga.

Outras vias que já receberam ou estão recebendo a modernização na iluminação pública com lâmpadas de LED são: Av. Paraná, no Cajuru; Rua Hermelino Matarazzo; Rua Comendador Oetterer; Avenida Itavuvu, no trecho desde a Avenida Ipanema até a Avenida Chico Xavier; além da própria Avenida Ipanema, no trecho entre a Avenida J.J. Lacerda e a Casa do Cidadão.

Fotos: Thiago Delmonde – Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-moderniza-iluminacao-publica-com-tecnologia-de-led-na-av-d-aguirre/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-moderniza-iluminacao-publica-com-tecnologia-de-led-na-av-d-aguirre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *