NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba entrega praça revitalizada aos moradores do Éden – Agência de Notícias

Com uma grande festa, o prefeito Rodrigo Manga entregou, na manhã deste sábado (6), as obras de revitalização da Praça “Pedro José Ayrolla”, localizada no bairro do Éden. As melhorias foram coordenadas pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Secretaria de Governo (Segov), como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, em parceria com a iniciativa privada.

A revitalização proporciona lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática esportiva, garantindo mais qualidade de vida aos moradores. “É uma alegria muito grande estar aqui e ver a população já usufruindo dessa praça, totalmente revitalizada. Quando viemos aqui, há algum tempo atrás, ela estava escura, abandonada e cheia de mato. Temos uma missão de deixar Sorocaba linda de verdade e toda a nossa cidade ficará linda como está hoje esta praça”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, a secretária de Governo, Samyra Toledo, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Sorocaba desde o início da atual administração. “Essa praça foi revitalizada por meio do programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, criado pelo prefeito Rodrigo Manga, no dia 8 de janeiro deste ano. Agradeço a parceria da empresa Eduzz para a realização desta obra”, declarou. O programa abrange serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas, praças, cemitérios, Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros Esportivos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros. Os trabalhos já foram realizados em mais de 100 bairros, em todas as regiões da cidade.

Já, o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa, agradeceu a presença de todas as autoridades e moradores e destacou as melhorias realizadas no local. “Hoje é dia de festa. Mais um dia importante e mais uma obra que entregamos, com o apoio da iniciativa privada. Fizemos toda a pintura da quadra, revitalização do paisagismo, playground, academia ao ar livre, iluminação em LED, sinalização, entre outras melhorias. Esse é mais um marco do governo do prefeito Rodrigo Manga”, destacou.

A revitalização do espaço público foi uma das demandas apresentadas pela comunidade durante outro programa da administração municipal, o “Prefeitura de bairro em bairro”, em que o prefeito Rodrigo Manga e secretários estiveram no Éden, para conversar com os moradores e buscar soluções para as demandas apresentadas. Outros serviços realizados na praça foram: a manutenção das vias, guias, calçamento em geral, bancos, além de roçagem, poda, retirada de entulho, dedetização e limpeza de bocas de lobo.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Samyra Toledo (Governo), o ato contou com a presença dos secretários Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Fernanda Burattini (Comunicação), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e dos vereadores João Donizeti e Cícero João. Também participaram o gestor de Obras da empresa Eduzz, parceira do Poder Público nessa revitalização, Alisson Anderson Fonseca, e as filhas de Pedro José Ayrolla – o homenageado que dá o nome à praça – Dormélia e Sandra, bem como a neta, Carol.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

A população que compareceu ao ato de entrega da revitalização da praça pode contar, gratuitamente, com uma série de serviços e atividades oferecidos no local.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) levou à comunidade os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além de orientação sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios). Quem passou pelo local também pôde consultar vagas de empregos.

Quem também contribuiu com o evento foi a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que levou ao público a temática do consumo consciente de água e combate ao desperdício, além de apresentar aos moradores o programa “Caixa D’Água Social” e informações sobre a Tarifa Residencial Social.

Ainda no local, o setor de Educação para o Trânsito da Urbes conscientizou e orientou as pessoas quanto à importância do uso adequado da cadeirinha, a fim de proteger as crianças, conforme a faixa etária, assim como outras medidas preventivas de mobilidade urbana para evitar acidentes.

A Secretaria da Saúde (SES) ofereceu serviços gratuitos de saúde à população, com atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa, além da aferição de pressão e glicemia. A Secretaria da Cultura (Secult) promoveu atividades de lazer para as crianças, com jogo de dama, pebolim e tênis de mesa. A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), por sua vez, levou atividades esportivas.

Outra atração foi a atividade “Inventários da Natureza”, na qual a equipe da Secretaria da Educação (Sedu) ensinou o público a produzir mandalas com elementos naturais, utilizando sementes, grãos, folhas e flores. Também foi oferecido corte de cabelo gratuito pelo salão Afro Arts.

Por fim, a Secretaria da Cidadania (Secid) realizou a entrega de cerca de 250 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cajuru, o que foi possível graças à campanha “A Fome não é Fake!”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que estimula empresas, instituições e a população em geral a participarem da arrecadação de alimentos.

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-entrega-praca-revitalizada-aos-moradores-do-eden/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-de-sorocaba-entrega-praca-revitalizada-aos-moradores-do-eden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *