NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba realiza ações em homenagem ao Mês da Mulher em unidades dos CRAS – Noticias

Fotos: Secid/Divulgação

Por: Rose Campos

Em celebração ao Dia da Mulher (8 de março), e a este que é também considerado o mês da mulher, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), vem promovendo uma série de ações que destacam o protagonismo feminino e celebram a relevância do papel da mulher em nossa sociedade. No CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), equipamento ligado à Secid, na próxima quinta-feira (14), estão previstas várias atividades, na unidade Brigadeiro Tobias, com essa temática. O início será às 13h, com a realização de jogos interativos e várias oficinas, como as de massagem, auriculoterapia e escalda-pés, além de atividade artística, para crianças e adultos, e uma oficina culinária, para os adultos, denominada Mesa do Sucesso.

Também já foram realizados outros eventos. No Parque São Bento, foram encerradas as comemorações em homenagem as mulheres, na última sexta-feira (8), com uma reunião e a realização de jogos interativos com as frequentadoras da unidade e um bate-papo sobre o tema.

Enquanto, no CRAS Sul-Leste, foi realizada uma aula especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com as participantes da Oficina de Expressão Corporal, com um encontro especial com uma roda de conversa entre as participantes. A unidade realiza, semanalmente o grupo “Quem dança é mais feliz!” composto por mulheres e que tem como objetivo promover a convivência social e comunitária. O grupo é liderado pela voluntária Valeri. Os mais diversos ritmos aparecem como meio para que as participantes possam se expressar, seja pela dança, ou interação com o grupo. No Dia Internacional da Mulher, além da atividade tradicional, todas puderam elaborar um painel com fotos incluindo frases motivacionais.

Já, no CRAS Cajuru, a equipe trabalhou, ao longo da semana, com os grupos “Jogos e Brincadeiras” e “Arte e Artesanato”, com a temática: “Mulheres que Inspiram”, exaltando personalidades tais como a escritora Carolina de Jesus, a ativista Malala, a defensora dos direitos da mulher Maria da Penha, que dá nome à Lei que combate a violência doméstica, além de contar com a presença de duas lideranças que representam as mulheres da região e foram homenageadas, a Drª Wal, da UBS (Unidade Básica de Saúde), Cajuru e Dona Noeli, destacada por sua história com o tratamento da filha e o artesanato. Assim, foi montada uma exposição interativa, na qual cada mulher, ao abrir a cortina, se deparava com sua própria imagem como Mulher que inspira! Toda a produção segue em exposição na unidade.

Também é possível citar, entre as ações promovidas pelos CRASs, a iniciativa Ação Mulher Maravilha, na UBS Barão, em parceria com o CRAS Nova Esperança. A ação especial, no dia delas, incluiu um mutirão para a inclusão ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e demais orientações sobre direitos e benefícios disponíveis para esse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *