NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiab | Ministro realiza visita tcnica obra do Restaurante Popular e primeira-dama destaca compromisso pela qualidade; Cuiab ir disponibilizar mais de 26 mil refeies todo ms

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, realizou na manhã desta sexta-feira (22), visita técnica à obra do Restaurante Popular, localizado na região central de Cuiabá. Ao lado do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e da equipe da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, visitou o espaço que será aberto nos próximos dias ampliando a capacidade estrutural com quase duas mil refeições mensais. No total, somando as ações do Restaurante Popular e do programa Prato Cheio (que ofertará refeições por meio de vinte restaurantes conveniados), Cuiabá distribuirá 26 mil refeições ao mês. 

A ação de reestruturação do restaurante abrange diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. As instalações estão sendo atualizadas para garantir que os padrões de higiene e segurança alimentar sejam rigorosamente mantidos. 

Além disso, a nova estrutura também prioriza a acessibilidade, assegurando que todas as pessoas possam desfrutar das refeições oferecidas pelo restaurante, incluindo reestruturação de banheiros adaptados, cozinha equipada com equipamentos de qualidade e refeitório com espaços adequados para atender um maior número de pessoas diariamente. As refeições serão balanceadas e os cardápios serão elaborados por nutricionistas, com valor de R$ 2.

Sem restrições, qualquer cidadão, independentemente de renda ou cadastro em algum programa, poderá ter acesso a refeições balanceadas, seguindo as orientações de nutricionistas, contendo proteínas, carboidratos, verduras e legumes, acompanhados de suco e sobremesa. 

“A situação é impactante. Encontro-me sentado à mesa, observando pela janela, quando percebo alguém revirando o lixo. Isso vai além da questão ética. Não consigo simplesmente ficar de braços cruzados diante disso. Posso oferecer ajuda? Estou disposto a ajudar, e é por isso que se torna uma prioridade máxima. E depois? Não podemos sustentar essa situação indefinidamente. Felizmente, já temos um plano em mente. A ideia é buscar um dos programas de assistência disponíveis em nossa rede, seja através do CRAS em cada município ou por meio de uma entidade de apoio. Recebemos o Brasil com mais de trinta e três milhões de pessoas e vamos mudar esse cenário”, destacando que o Plano Brasil sem Fome mantém como alicerces o acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo e a mobilização para o combate à fome.

“Nossa política de assistência social vem enfrentando anos difíceis, com desfinanciamento e desmantelamento. Desde então, do novo governo federal, muitas reformas e mudanças foram operacionalizadas. No entanto, o apelo popular e as necessidades sociais de uma nação em colapso nos lembraram da importância de garantir o básico para a subsistência. Com a volta do governo que mais fez pelo social na história deste país, estamos buscando novas modalidades de proteção, especialmente para aqueles em maior grau de vulnerabilidade. É um momento importante e um passo significativo em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário para nossa cidade. Agradecemos a todos que tornaram este programa possível e estamos comprometidos em continuar trabalhando incansavelmente para melhorar a vida de nossa população”,  declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *