NOTÍCIAS

Hospital Municipal cria ‘escolinha’ sobre segurança do paciente

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

A segurança do paciente é um assunto muito sério no Hospital Municipal. Mas a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente resolveu chamar a atenção para o tema de maneira informal e criativa. E o resultado foi muito positivo.

As 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram apresentadas em um vídeo inspirado na Escolinha do Professor Raimundo, feito por colaboradores do HM, cada um interpretando um personagem para falar de cada meta. 

Assim foi criada a Escolinha da Professora Florença, em alusão ao nome do hospital da Vila –Hospital Municipal José de Carvalho Florence– e para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no último domingo (17).

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes incorporaram os personagens Professora Florença, Jersu da Capitinga, Seu Almoreco, Dona Patty, Zé Lindinho, Seu Blu Blu, Dona Beleza, Dona Catixumba, Seu Sabidomeu e Paula Postura. 

De forma descontraída, os “alunos” responderam perguntas sobre a importância da identificação correta do paciente, da comunicação efetiva com ele, da segurança no uso da medicação, segurança do paciente cirúrgico, prevenção a quedas e lesões e prevenção de infecções.

Objetivo

O vídeo está sendo exibido em pequenas “sessões de cinema” para o público interno, no anfiteatro do hospital, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), em vários horários. Mais de 600 pessoas são esperadas nos dois dias.

Segundo o Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo é sempre reforçar os procedimentos padrões que precisam ser praticados constantemente em todos os setores do hospital.   

“Achamos que seria uma boa estratégia falar das metas de segurança do paciente de uma forma lúdica, entretendo as pessoas para fixar mensagens importantes”, disse a médica Christiany Maria Cavalcante, coordenadora de Qualidade do HM, que interpretou a Dona Beleza, uma adaptação da Dona Bela.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *