NOTÍCIAS

Casas de cultura homenageiam as figureiras de 20 a 30 de setembro

O Dia do Figureiro, 20 de setembro, será comemorado com muitas ações culturais em São José dos Campos. Durante 10 dias, de quarta-feira (20) ao dia 30, a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vão promover atividades em seis casas de cultura, em diversas regiões da cidade.

Serão realizadas oficinas de modelagem em argila, exposições, rodas de conversa, cantorias, brincadeiras populares, homenagens e saraus. Também haverá exibição de documentários, apresentação de violeiros, confecção de bonecas mensageiras e até café caipira.

Para participar, é só chegar no espaço cultural, sem necessidade de inscrição. Consulte a programação no site da Fundação Cultural. As atividades são gratuitas e abertas a todas as idades.

Figureiros são artistas populares que recriam, com barro cru ou material semelhante, figuras do cotidiano ou das próprias invenções, utilizando técnicas transmitidas por tradição cultural. As obras geralmente retratam o cotidiano e os costumes da população.

Instituída pela Lei Municipal 8.526/2011, a data marca o nascimento de Maria Benedita dos Santos, mais conhecida como Dona Lili Figureira, falecida em 2015 aos 96 anos. Artesã, poetisa e contadora de histórias, ela é patrona da casa de cultura do Jardim Santo Onofre, na região sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *