NOTÍCIAS

Ato Cívico e Desfile no Largo de São Bento dão início ao último dia de comemorações dos 368 anos de Sorocaba – Agência de Notícias

 

Na manhã ensolarada deste domingo (14), um Ato Cívico,realizado no Largo de São Bento, deu início ao último dia de comemorações do Aniversário de 368 anos da cidade. Ao som do Hino Nacional e do Hino de Sorocaba, executado pela Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), houve o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, com a presença de autoridades civis e militares.

A cantora e servidora pública Alyne Moura cantou os hinos e, na sequência, coube ao representante do Centro de Tradição Gaúcha (CTG), Gabriel Gambaro, a récita de um poema épico, com acompanhamento de violão.

A solenidade foi organizada pelas secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom), da Educação (Sedu) e da Cultura (Secult) e contou, ainda, com a participação do Tiro de Guerra, com a Banda Regimental do CPI-7, da Polícia Militar, e com o Centro de Educação Pré-Militar.

Formaram a frente de honra da cerimônia o prefeito Rodrigo Manga; os secretários da Educação, Marcio Carrara; da Cultura, Luiz Antônio Zamuner; o Tenente-Coronel Glauco Rogério Ribeiro Alves, à frente do CPI-7; o Major Douglas Ribeiro Alves; representando o 7º Batalhão da PM de Sorocaba (7º BPMI); o delegado Weldon Carlos da Costa, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-7); o Chefe do Tiro de Guerra de Sorocaba, Subtenente Maguinaldo Lima Barbosa; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Henrique de Agrella; o representante da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Oscar Fonseca, além do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador João Donizeti, e do vereador Cristiano Passos.

Também prestigiaram o ato cívico a mãe do prefeito Rodrigo Manga, Dona Zô, como é carinhosamente chamada, e todos os titulares das pastas que compõem o secretariado municipal e dirigentes das autarquias, cujo trabalho foi elogiado pelo chefe do Executivo em seu discurso. “Vivemos um momento especial em nossa cidade, podendo comemorar, neste aniversário, inúmeras conquistas. Entre elas, o crescimento do PIB, que avançou mais do que o da Região Metropolitana de São Paulo e, hoje, é o 19º maior do País; o fato de sermos, nacionalmente, a 4ª cidade com maior geração de empregos na área industrial; e também por Sorocaba ter sido eleita a 13ª melhor cidade brasileira para se viver, conforme ranking publicado pela revista IstoÉ. Mas isso se deve ao trabalho incansável desses secretários e suas equipes, de domingo a domingo”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário Marcio Carrara lembrou também da importância da Educação nesse processo de retomada de crescimento da cidade. “A rede municipal de ensino de Sorocaba tem, atualmente, cerca de 60 mil alunos. Esse número é maior que a população de muitos municípios brasileiros. A Secretaria vem investindo para proporcionar a todos, inclusive aos que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não apenas o acesso à educação, mas uma educação de qualidade. Até 2023, todas as salas de aula da rede municipal terão acesso às tecnologias. E este é apenas um dos muitos avanços nessa área, em nossa cidade”, concluiu.

Desfile Cívico

Ao término da cerimônia do Ato Cívico, já havia um grande público aguardando o início do Desfile Cívico, que percorreu as ruas São Bento e XV de Novembro, com a participação de cerca de 1.500 participantes, entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, clubes de escoteiros da cidade, entidades e órgãos de segurança pública da cidade. Também  prestigiou o desfile o vereador Fábio Simoa e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini. O momento foi, ainda, mais emocionante após os dois anos sem esse tipo de celebração, em razão do período pandêmico. 

Nessa parte das comemorações houve a participação da Banda Regimental de Música do CPI-7. E integraram o evento a Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, o Tiro de Guerra, a Guarda Civil Municipal (GCM), a E.M. “Matheus Maylasky”, E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, E.M. “Dr Getúlio Vargas”, E.M. “Professora Maria Domingas Tótora de Góes”, E.E. “Baltazar Fernandes”, Associação Criança de Belém, Casa do Menor de Sorocaba, Oficina de Integração Céu Azul, Guarda Mirim de Sorocaba, Colégio Dom Bosco, Centro de Educação Pré-Militar, Projeto Arremesso para o Amanhã (Liga Sorocabana de Basquete), Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo de Escoteiro Sorocaba Oeste, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, Grupo de Escoteiro Santana e Grupo de Escoteiro Ipanema.

Surpreendendo o público, no encerramento do desfile, houve, ainda, a apresentação da Cavalaria da Polícia Militar, que teve a participação do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e do secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.

Fotos: Michelle Alves e Marcel Herrera – Secom