NOTÍCIAS

Prefeitura proporciona visita ao Sesc para alunos da rede municipal atendidos pelos projetos “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e “Caravana Esportiva” – Agência de Notícias

A Secretaria da Educação (Sedu), mais uma vez, em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino uma experiência diferente, por meio dos projetos “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e “Caravana Esportiva”, com a prática da modalidade Ginástica para Todos. A ação foi realizada durante os dias de quinta (14) e sexta-feira (15), em atividades no Sesc Sorocaba, orientadas por professores desta unidade que são especialistas na área.

Participaram mais de 80 alunos da E.M. “Prof. Osvaldo de Oliveira”, E.M. “Profª Julica Bierrenbach” e E.M. “Dr. Achilles de Almeida”. Os estudantes, além disso, participarão, no dia 27 de agosto, do Festival de Ginástica Para Todos, do Sesc Sorocaba, que tem como objetivo difundir a prática e a apreciação desta modalidade para o público em geral. A ideia é proporcionar um encontro de praticantes, estimulando a troca de experiências e a ampliação do conhecimento nessa área.

A ação, no Sesc, também busca promover a integração entre os alunos e proporcionar seu encontro com professores especialistas na área que atuam no Sesc: Daniel Pereira, Fabiana Amêndola, Tatiana Perez e Bruna Fulgêncio, além da coordenadora Ana Freitas.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, prestigiou a ação e falou sobre a importância do projeto que vem sendo aplicado, atualmente, em 23 escolas da rede municipal. “Estamos obtendo resultados excelentes com essas aulas e a inclusão no esporte. Para o próximo ano, o objetivo é dobrar o número de aulas atribuídas aos professores de Educação Física que participam desses projetos e, consequentemente, aumentar também o número de alunos beneficiados”, revelou.

O professor de Educação Física da rede, Randal Juliano Gonçalves, também falou sobre a importância de proporcionar esse evento para os alunos. “Em agosto, o Sesc organiza o festival de Ginástica para Todos, do qual as escolas que têm essa modalidade esportiva participam. O encontro de hoje foi uma preparação para os alunos. A escola está localizada na Zona Industrial, uma área afastada do Sesc, sendo que a maioria não tem acesso a esse equipamento. Estamos com 26 alunos aqui e apenas quatro conheciam o Sesc. Vir aqui e conhecer o local, a estrutura, os professores foi fundamental. Primeiramente, para a autoestima dos alunos, para eles entenderem a importância de participarem desse evento. Em segundo lugar, para eles conhecerem o local, que no dia do festival estará lotado. Além disso, tenho certeza de que, depois desse dia, chegarão em casa pedindo para que os pais os tragam mais vezes aqui, para usufruir de tudo o que o Sesc oferece.”

Júlia, de 10 anos, da E.M. “Prof.ª Julica Bierrenbach”, aprovou a iniciativa. “É muito legal. Estou adorando participar. O que mais gosto é quando a gente faz a pirâmide. Também adoro as coreografias. A ginástica é uma coisa que eu já gostava muito, antes mesmo de saber que teria as aulas. Porque minha irmã mais velha fazia ginástica. Então, assim que fiquei sabendo das aulas na escola, pedi muito para minha mãe para participar. Meu sonho, agora, é conseguir fazer o exercício da ponte”, comentou a aluna.

Outra aluna, Laura, também de 10 anos, da E.M. “Osvaldo de Oliveira”, foi categórica: “eu gosto bastante de fazer ginástica, amo muito! Além de me ajudar a ficar mais flexível, é minha paixão! Eu conto sempre para minha mãe tudo que consigo fazer na aula e ela me incentiva bastante a seguir em frente.”

Também os pais de alunos puderam participar das visitas ao Sesc e elogiaram a ação. Samuel dos Santos de Oliveira, pai do aluno Isac, que é autista, se mostrou entusiasmado. “Vejo que ele tem gostado muito do projeto, de participar das atividades e de estar em contato com as outras crianças. É um projeto tão bacana que desejo poder alcançar cada vez mais crianças especiais, porque elas necessitam disso para contribuir no seu desenvolvimento.”

Camila Sampaio de Castro, mãe da aluna Maria Elisa, que estuda na E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, conta que a sua filha demorou um pouco para conseguir a vaga, porque passou alguns dias em casa, por atestado médico. Ficou triste, mas logo se animou, ao conseguir a vaga. “Atualmente ela acorda bem mais disposta para ir à escola, aguardando as aulas de ginástica. Faz os exercícios em casa também e está até pesquisando sobre campeonatos de ginástica”, diz Camila.

A professora de Educação Física da rede, Ruth Maria de Camargo Barros Moreira, por sua vez, avaliou a ótima aceitação que o projeto está tendo entre os alunos. “Desde que iniciamos o projeto na escola, houve uma adesão muito grande dos alunos, que estão muito animados com a oportunidade. E vejo que a principal característica da Ginástica para Todos é seu poder de inclusão, porque todos os alunos podem participar, independentemente de sua condição física.”

Agora, a expectativa é grande para que, em agosto, todos possam participar do Festival de Ginástica para Todos no Sesc Sorocaba, no dia 27, às 18h30, no ginásio da unidade.

Fotos: Marcel Herrera – Secom e Sedu/Divulgação