NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio apresenta TriboQ Pride Festival 2022 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Serão seis dias de festival a partir da próxima terça-feira – Divulgação

Com seis dias de uma programação múltipla e gratuita voltada para a comunidade LGBTQIA+ e toda a cidade, o TriboQ Pride Festival 2022 será realizado no Porto Maravilha, entre os dias 28 de junho e 3 de julho, no encerramento do mês do Orgulho LGBTQIA+. O evento vai integrar a música com experiências audiovisuais; informação e sensibilização; empreendedorismo; empregabilidade; artes plásticas e dança.

O festival terá grandes shows gratuitos, além de experiências audiovisuais, painéis com especialistas e ativistas, debates com temas da comunidade, além de um espaço para feira dedicado ao fomento de empreendedores LGBTQIA+ e workshops. Haverá, também, uma curadoria para a seleção de artistas que receberão um investimento para a produção das instalações expostas durante o festival.

O TriboQ Pride Festival 2022, apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, conta com uma rede de parceiros e apoiadores, através de uma grande mobilização conjunta que integra a iniciativa privada, o poder público e o movimento social organizado para atender um público estimado em 115 mil pessoas ao longo de todos os dias.

– O 28 de junho marca a primeira vez que a comunidade LGBTQIA+ lutou pelos seus direitos civis. Se temos os mesmos deveres, temos que ter também os mesmos direitos. A importância de celebrar essa data é porque ela provoca a discussão de vários aspectos que estão acontecendo na realidade da comunidade. Como, por exemplo, o aumento de crime de ódios em 33%, o fato de o Brasil ser o país do mundo que mais mata pessoas trans, travestis e homossexuais, como também o aumento este ano de agressões a mulheres trans: o número dobrou. Estamos assistindo a uma escalada de ódio e essas datas são importantes para trazer aliados para essa causa. Afinal ninguém precisa ser LGBT para lutar contra a LGBTQIA+fobia – disse Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, órgão que pertence à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

A Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual estará presente na TriboQ com um stand no evento, onde divulgará a campanha de combate ao preconceito, com apoio da equipe do Projeto Garupa. A equipe fará cadastramento da população LGBTQIA+ que precise de acolhimento e de atenção básica de saúde. No stand, durante todos os dias do evento, também será feita distribuição de material informativo de prevenção à ISTs e do PREP e da PEP. Além disso, no stand estarão disponíveis todos os serviços que a CEDS já oferece, como assistência jurídica e psicológica.

Sobre a CEDS

A Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual  já vem desenvolvendo uma série de ações. No início de junho, a CEDS anunciou o Programa Diversidade Qualificada, uma parceria com o Senac para cursos direcionados à população trans. Nos dias próximos, o coordenador Carlos Tuffveson marcará presença em entrevistas e eventos.

Além da presença no TriboQ, no dia 30/6, a CEDS lança a campanha de orgulho LGBTQIA+ na Lona de Madureira.  A campanha vai consistir em distribuição de folders sobre PREP, sobre as ações desenvolvidas pela CEDS e sobre os serviços que a Prefeitura disponibiliza para apoiar esta população. Em julho a CEDS realiza ainda outros eventos na lonas cultural de Realengo e no Circo Voador para reforço da campanha do orgulho LGBTQIA+.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Avenida das Américas terá interdições parciais para levantamento topográfico

26 de junho de 2022

Pessoa em situação de rua tenta incendiar estação Novo Leblon, na Barra da Tijuca

26 de junho de 2022

Serviços da Prefeitura mobilizam mais de mil moradores do Parque Oswaldo Cruz em Manguinhos

25 de junho de 2022

Prefeitura inicia as obras do mercado de plantas de Guaratiba

25 de junho de 2022

Entorno do Estádio Nilton Santos terá esquema especial de trânsito para clássico carioca

25 de junho de 2022

< Voltar