NOTÍCIAS

Prefeitura promove ações pelo Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Ação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realizou palestras e ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15/06). O objetivo das atividades foi destacar a necessidade de combater esse crime.

As palestras aconteceram nas casas de convivência Clara Nunes (Madureira), Maria Haydée (Gávea) e Padre Velloso (Botafogo). Uma ação de sensibilização ocorreu no calçadão de Campo Grande, zona Oeste, com distribuição do Estatuto do Idoso e material informativo sobre os tipos de violência mais comuns, entre elas a física, a psicológica e a financeira.

Para o secretário Junior da Lucinha, é preciso ter atenção para essa causa:

 

– Envelhecer é um processo da vida. Estamos vivendo cada vez mais e querendo viver com qualidade, autonomia e saúde. Ações como essas são fundamentais para chamarmos a atenção da população.

 

Para a dona Hedylamar dos Santos, de 78 anos, os maus-tratos contra os idosos acontecem muitas vezes dentro dos lares:

 

– Às vezes as violências acontecem dentro da família, dentro de casa. É muito importante debater esse tema com a sociedade.

 

Seu Gessy Duque, de 83 anos, morador de Campo Grande, acredita que a divulgação é essencial para ficar bem informado:

 

– Ação muito boa e necessária para que todos possam conhecer os tipos de violências contra a pessoa idosa. Eu mesmo não sabia da existência de todas elas.

 

A SEMESQV reforça que é possível denunciar casos de violência contra o idoso por meio da Central 1746. Segundo o Núcleo de Assistência de Promoção e Proteção Social, nos cinco primeiros meses do ano foram 251 ocorrências. O Disque 100 é outro serviço disponível e, de janeiro a maio, foram 28.224 chamados para o número no país, referentes a esse tipo de maus-tratos.

À tarde foi encerrado o Concurso de Poesia Palavra Viva 60+, no Museu da Justiça, com a entrega de medalhas e placas aos premiados. O dia de conscientização foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, tornando imprescindível o debate sobre o assunto e o combate a agressões e tratamentos abusivos dentro e fora do ambiente familiar.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Vias da Região Portuária e do Centro serão interditadas a partir da noite de quinta-feira para movimentação de carros alegóricos

15 de junho de 2022

Túnel Santa Bárbara será fechado, no sentido Catumbi, para manutenção de rotina

15 de junho de 2022

Cúpula do Planetário do Rio recebe recital de poesias aos fins de semana

15 de junho de 2022

Guardas municipais flagram jovem pendurado na traseira de caminhão em movimento na Linha Amarela

15 de junho de 2022

Prefeitura apresenta o Pacto pela Juventude na Vila Kennedy. Inscrições acabam nesta quarta-feira

15 de junho de 2022

< Voltar