NOTÍCIAS

Escolas Municipais de Sorocaba participam do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), participa do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), de Brasília (DF), envolvendo alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

As inscrições para a Etapa Estadual/Regional vão até o dia 1 de agosto, que é a data limite para a postagem dos trabalhos na internet ou via Correios. Antes disso, nesta primeira fase, a Sedu é responsável pela seleção e inscrição dos trabalhos realizados pelos estudantes, pela Etapa Local, da qual oito escolas estão participando.

São dois grupos: um, reunindo alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que abordarão o tema “Trabalho Infantil”; o outro com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, discutindo “Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”.

Cada unidade escolar poderá inscrever quatro trabalhos, por grupo, dentro das quatro categorias do prêmio: Conto, Poesia, Música e Desenho. A produção e a apresentação devem ser inéditas, originais e de autoria exclusiva dos alunos.

Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar, em cada categoria do prêmio, na Etapa Estadual/Regional, organizada pela Procuradoria do Trabalho, que é responsável pela coordenação do projeto, serão inscritos na Etapa Nacional do “MPT na Escola 2022” até o dia 2 de setembro deste ano.

Uma Comissão Julgadora Nacional avaliará os trabalhos inscritos na Etapa Regional e os resultados serão divulgados pelo Portal do MPT (https://mpt.mp.br/) até o dia 12 de outubro. A premiação do MPT na Escola – Etapa Nacional será realizada em Sessão Solene, promovida pelo MPT, em Brasília, em data a ser divulgada.

O Prêmio MPT na Escola busca levar a temática do trabalho infantil e o combate a esta prática para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. O prêmio também busca fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do adolescente trabalhador, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos com essa temática. Ao premiar os trabalhos selecionados, o projeto também coloca em evidência a dedicação dos educadores envolvidos nessas ações.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/escolas-municipais-de-sorocaba-participam-do-premio-mpt-na-escola-2022/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=escolas-municipais-de-sorocaba-participam-do-premio-mpt-na-escola-2022