NOTÍCIAS

Urbes realiza conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado – Agência de Notícias

 

A Urbes – Trânsito e Transporte iniciou, nesta quarta-feira (23), uma ação especial para conscientizar sobre a imprudência e os riscos de o motorista dirigir alcoolizado. A primeira abordagem aconteceu na Praça Dom Tadeu Strunck, no Centro, com início às 13h30, sendo realizada de forma lúdica, nos intervalos semafóricos.

A atividade consiste em uma encenação, feita por um grupo de arte-educadores, transmitindo mensagens educativas sobre os inúmeros riscos envolvidos no uso de bebida alcoólica quando se está ao volante. Há personagens fantasiados de garrafa de cerveja, carro e, até mesmo, a figura da morte. A apresentação é finalizada com o descerramento da uma faixa com os dizeres: “Juntos salvamos vidas. Nunca dirija depois de beber”.

Altair Farias é agente de trânsito e está encarregado do setor de Educação da Urbes. Ele explica sobre a importância dessa ação, para evitar acidentes de trânsito. “As iniciativas do programa ‘Álcool x Direção’ têm por objetivo reforçar os perigos de dirigir alcoolizado e alertar sobre as fatalidades que isso pode ocasionar. Assim, é imprescindível a conscientização da população”, acrescenta.

A enfermeira Liliane Bastos passava pelo local da ação educativa e, para ela, “é uma forma diferente e chamativa de destacar o perigo de dirigir sob o efeito do álcool”. O construtor Carlos Rafael também passou pelo local na hora da atividade. “Todo projeto que seja em benefício da preservação da vida é interessante a todos”, pontua.

Para Cibele Soares, gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, a única maneira de se ter segurança no trânsito é seguindo as leis. “Tomando sempre decisões corretas, baseadas no bem comum”, completa.

As abordagens da equipe educativa sobre o tema ‘Álcool x Direção’ prosseguem no dia 24/2, das 9h às 11h, com uma blitz na Avenida Brasil, altura do nº 533, na Vila Carvalho e, após, no cruzamento da Avenida General Osório com a Avenida Adhemar de Barros, das 13h30 às 15h30. No dia 25/2, as atividades acontecem na Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), das 16h às 18h; no dia 26/2, na Avenida Antônio Carlos Comitre com a Avenida Washington Luiz, das 14h às 16h, e no dia 28/2, na Avenida Armando Pannunzio, 1.601, das 11h às 13h.

Outras ações

Destaque também na programação da Urbes desta semana foi a realização, na última segunda-feira (22), de uma blitz educativa para alertar os motoristas em relação ao limite de velocidade nas vias públicas. Durante a ação, 143 pessoas que passavam pela Avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, foram abordadas e receberam material informativo.

“Temos como foco proteger as pessoas no trânsito e trabalhamos com a possibilidade de mudanças de comportamentos e atitudes, aperfeiçoando a construção de uma cultura de segurança, por meio da realização contínua de programas, projetos e ações educativas, com metodologias diversas para atingir diferentes públicos”, completa a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/urbes-realiza-conscientizacao-sobre-os-riscos-de-dirigir-alcoolizado/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=urbes-realiza-conscientizacao-sobre-os-riscos-de-dirigir-alcoolizado