NOTÍCIAS

Equipes do “HumanizAção” e do Samu auxiliam com serviços de saúde morador em situação de rua – Agência de Notícias

 

Equipes do programa social “HumanizAção” e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas, na manhã desta terça-feira (22), para atender a um morador em situação de rua que se encontrava na Avenida Fernando Stecca, no bairro Iporanga, próximo a um ponto de ônibus. Em poucos minutos, depois de acionadas, as equipes chegaram ao local.

Durante a abordagem social, o munícipe não informou seu nome e nem apresentou documentos e aparentava estar com problemas de saúde, evidenciando uma extensa infecção de pele. Ele foi atendido imediatamente pelo Samu e levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Éden.

Na UPA Éden, o paciente foi medicado e integralmente assistido pela equipe multiprofissional. A assistência social da unidade também realizou busca por familiares do morador em situação de rua, mas ninguém foi encontrado até então. Após receber alta médica, foi oferecido a ele acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), mas, apesar de toda insistência das equipes especializadas, infelizmente ele não aceitou.

As equipes de “HumanizAção” percorrem, todos os dias, diferentes pontos da cidade para oferecer assistência e acolhimento às pessoas em situação de rua. Ao longo do ano de 2021, foram realizados mais de 8.500 atendimentos pelas equipes, sendo que 1.106 pessoas puderam ser, inclusive, reconduzidas às suas famílias de origem.

Durante os trabalhos do programa, as pessoas em situação de rua são identificadas, assim como verificadas suas necessidades mais urgentes, tais como atendimentos em saúde geral, saúde mental, local para um banho quente, com toalhas limpas e produtos de higiene pessoal, além de roupas igualmente asseadas para quem necessitar. Também são feitos todos os esforços para que as pessoas que desejam possam reencontrar seus familiares e sejam reinseridas na sociedade, por meio de novas oportunidades de trabalho e de vida. Somente entre os casos específicos de saúde, foram atendidas 35 pessoas, no ano passado.

Os trabalhos do programa municipal são feitos de forma integrada, reunindo profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transporte.

Os interessados em colaborar com o programa municipal podem informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/equipes-do-humanizacao-e-do-samu-auxiliam-com-servicos-de/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=equipes-do-humanizacao-e-do-samu-auxiliam-com-servicos-de