NOTÍCIAS

Sedu oferece formação de Educação Física com temática esportiva e cidadã para estudantes da Rede Municipal – Agência de Notícias

Foto: Bruno Rodrigues / Secom Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), oferecerá, neste ano letivo de 2022, formações com temática esportiva e cidadã, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, por meio das aulas de Educação Física.

Com os cursos formativos ofertados pela Sedu aos docentes, os alunos, que estudam a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, terão aulas de esporte educacional pelo projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”. A ação, que está em consonância com a legislação vigente, visa ofertar diferentes práticas da cultura corporal, como a dança, atividades circenses e diferentes modalidades esportivas.

“Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, tendo como um dos seus princípios a inclusão, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, além de uma formação cidadã”, salienta o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Para a realização do “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, a Sedu ampliará o acesso e permanência dos alunos e garantirá a segurança alimentar dos participantes. O projeto será realizado no contraturno escolar, das 11h30 às 13h10. Como exemplo: a criança que estuda no período da tarde entrará às 11h30, realizará a prática esportiva e fará uma refeição, antes de iniciar o turno escolar.

“O esporte educacional é um direito, conforme dispõe a Constituição Federal Brasileira, em seu artigo N.º 217, que promove esporte educacional e apoio às práticas desportivas não formais desenvolvidas nos sistemas de ensino”, explica a gestora de Desenvolvimento Educacional Pedagógico, Priscila Gaspar Diogo.

Visando à excelência no atendimento das aulas, a Prefeitura realizou, em 2021, o chamamento de 30 professores de Educação Física que foram aprovados no concurso público. Neste mês de fevereiro, serão chamados mais seis profissionais. Outra importante ação é o processo de revitalização das quadras poliesportivas das escolas e cobertura dessas quadras, que já estão em andamento.

Também estão sendo entregues pela Sedu materiais esportivos destinados às aulas de Educação Física. A aquisição beneficiará cerca de 33 mil estudantes do 1º ao 9º anos, com idades entre 6 a 14 anos. Cada instituição educacional receberá, no mínimo, um kit esportivo, composto de bolas de borracha, de Futsal, de Vôlei, de Basquete, de Handebol e de Tênis; bolas grandes (tipo pilates); escada de agilidade; itens para Badminton; cone plástico; cone (tipo prato); colete para identificação de equipes nas cores azul e vermelho; colchonete para ginástica; colchão para ginástica; mesa para Pebolim; mesa de Tamancobol; mesa para Tênis de Mesa oficial; peteca; tatame e itens para jogo de damas e ludo.

“Sabemos da importância dessa disciplina para nossas crianças, por isso, estes investimentos e ações formativas estão sendo realizados para contribuir, de maneira integral, no desenvolvimento educacional dos alunos”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sedu-oferece-formacao-de-educacao-fisica-com-tematica-esportiva-e-cidada/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sedu-oferece-formacao-de-educacao-fisica-com-tematica-esportiva-e-cidada