NOTÍCIAS

Secretaria da Cultura recebe visita do artista e do curador da próxima exposição do MACS – Agência de Notícias

 

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, recebeu, na quinta-feira (27), no Chalé Francês, o artista plástico Pedro Lopes e o curador Allan Yzumizawa, ambos sorocabanos. Um dos assuntos tratados foi a exposição coletiva “A Invenção do Herói”, que será lançada no dia 5 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Pedro Lopes é conhecido, dentre outros importantes trabalhos, pela exposição “Yby Soroc”, nome tupi para “Terra Rasgada”, realizada no MACS. A série conta com painéis de grandes dimensões (2,50 m x 1,90 m) e retrata, de forma cronológica, a história de Sorocaba até os dias atuais, por meio da História da Arte. As obras foram consideradas um presente para a cidade, na comemoração de 364 anos de fundação de Sorocaba, em 2018.

A Secretaria da Cultura, inclusive, trabalha para expor futuramente essas obras de Pedro Lopes, de forma permanente, em pontos estratégicos da cidade. Os 20 quadros do artista, produzidos com fomento da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), são patrimônio cultural municipal, instituído pela Lei Municipal nº 12.386, de 7 de outubro de 2021.

Sobre “A Invenção do Herói”

A exposição coletiva “A Invenção do Herói” marcará a primeira exposição da nova gestão do museu, presidido por Silvia Stecca. Serão expostas 20 obras pertencentes ao acervo do MACS, de 12 artistas diferentes, incluindo Elen Braga, maranhense que mora em Bruxelas, e Pedro Lopes, como o único artista sorocabano do grupo.

Além deles, participam da mostra os artistas: Alex Flemming, Antonio Henrique Amaral, Fabíola Chiminazzo, J. Borges, José Roberto Aguilar, Laerte Ramos, Marina Caram, Nelson Leirner, Teresa Berlinck e Walton Hoffmann.

A ideia da exposição é discutir os paradigmas relacionados à construção da figura do herói na contemporaneidade, por meio de trabalhos de arte realizados em técnicas diversas, como pintura, xilogravuras, instalações, intervenções, objetos, arte sonora, entre outras.

Lopes reitera a importância do processo da curadoria e exalta a participação de Allan Yzumizawa, comparando o curador a um maestro, que faz muito mais que organizar a exposição, dando um sentido poético, não só para as obras, mas pelo motivo delas estarem sendo expostas. Mestre e bacharel em Artes Visuais pela Unicamp, Allan Yzumizawa atua como curador, realizando exposições de arte em diferentes instituições, como o MACS, além de escrever textos para publicações da área, como pesquisador de Arte Contemporânea.

O MACS é uma instituição cultural que opera no mesmo nível de qualidade das mais destacadas instituições semelhantes do País. Sua programação é educativa e envolve variadas tendências artísticas e contemporâneas. O Museu está localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (15) 3233.1692.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-da-cultura-recebe-visita-do-artista-e-do-curador-da-proxima-exposicao-do-macs/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=secretaria-da-cultura-recebe-visita-do-artista-e-do-curador-da-proxima-exposicao-do-macs