NOTÍCIAS

Programa “HumanizAção” incentiva voluntários a ir além da entrega de alimentos às pessoas em situação de rua – Agência de Notícias

A autônoma Fernanda Alberto, há seis anos, fundou o projeto Sopão do Bem. O objetivo era ajudar pessoas em situação de rua, oferecendo alimentação gratuita para esse público. “Até antes da pandemia, trabalhávamos nas ruas de Sorocaba. Mas, agora, nesta gestão municipal, participamos de algumas reuniões com a equipe do ‘HumanizAção’ e nos apresentaram alternativas de trabalho bem mais efetivas e com melhor aproveitamento dos nossos recursos”, conta a voluntária.

A forma de ajudar não é mais na rua, e, sim, oferecendo às pessoas beneficiadas a refeição em um local apropriado, onde é possível se sentar, em um espaço limpo e organizado, podendo alimentar-se de maneira digna. “Estou vendo algumas diferenças muito positivas, e acreditamos que a cidade ainda tenha mais para acrescentar à vida dessas pessoas”, completa Fernanda.

Atualmente, o grupo que forma o Sopão do Bem possui 15 integrantes e acaba envolvendo outras 30 pessoas indiretamente. As refeições são oferecidas todas as quartas-feiras para um total de 350 pessoas, em quatro clínicas de recuperação e em um refeitório, cedido pela Prefeitura, no equipamento Centro de Triagem.

Sobre a motivação para seguir com esse grandioso trabalho social, Fernanda resume de forma emocionada. “Não há nada mais verdadeiro do que vivenciar, na pele, aquilo que iremos aplicar e oferecer ao outro. E conhecer de perto essa realidade faz toda a diferença. Oito anos atrás perdi meu irmão para o crack. Lutamos até o fim, mas, infelizmente, o vício falou mais alto. Por diversas vezes, buscamos ajuda, porém, antes, tudo era muito burocrático e só conseguíamos as coisas, pagando. Foi quando eu pensei: por que não ajudar essas pessoas que querem ajuda, mas não dispõem de recursos financeiros?”, ela revela.

Muito mais do que um prato de comida

No próximo ano, o objetivo do grupo é ampliar o projeto do Sopão do Bem. “Estaremos todos juntos mais uma vez, com a graça de Deus, que nos deu o privilégio de estarmos vivos até aqui. E queremos ir além, levando em consideração que nossa intenção não é apenas levar comida. Nosso foco maior é trabalhar essas pessoas, para devolvê-las à sociedade de maneira produtiva”, conclui Fernanda.

Esse é o mesmo propósito do programa “HumanizAção”, que prossegue diariamente, buscando retirar das ruas as pessoas que não têm mais com quem contar, oferecendo-lhes, sobretudo, um tratamento digno.

Ao longo da noite de quinta-feira (9), as equipes percorreram vários pontos da cidade e abordaram socialmente 37 pessoas em situação de rua, sendo que 36 delas aceitaram atendimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, tiveram acesso a vários serviços, tais: como alimentação, banho quente, roupas limpas e pernoite.

A operação foi realizada nos seguintes locais: Av. Afonso Vergueiro, Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Cemitério da Saudade, Av. Paulo Mont Serrat, Rodoviária, Al. Atibaia, Av. Nove de Julho, Av. Pereira Inácio x Rua Alberto Mendes Júnior, Rua Scipione Landulpho, Rua Miguel José Gimenez e Rua Nicolau Elias Tibechery, contando com profissionais da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, além de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Além dos telefones que já vem sendo amplamente divulgados à população para informar sobre locais onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid), agora também é possível contar com os números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, para doar alimentos, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: Divulgação

 

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/programa-humanizacao-incentiva-voluntarios-a-ir-alem-da-entrega-de-alimentos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=programa-humanizacao-incentiva-voluntarios-a-ir-alem-da-entrega-de-alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *