NOTÍCIAS

Encontro no Parque Tecnológico de Sorocaba fomenta o setor metalmecânico – Agência de Notícias

Um encontro realizado, nesta semana, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), apresentou ferramentas e conceitos que podem melhorar a competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico, setor que reúne empresas de metalurgia, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, dentre outros.

O evento, que recebeu o apoio da Prefeitura de Sorocaba e foi elaborado e coordenado pelo Centro de Desenvolvimento de Aplicativos (CDA) da Inova, agência de desenvolvimento e inovação que presta serviços para o Parque Tecnológico, contou com a participação de diversos empresários do ramo.

Um dos profissionais presentes foi o engenheiro responsável e diretor industrial da Containers Fladafi e da Soldatopo Containers, Luiz Antonio Lorieri. Além de elogiar a iniciativa, ele ainda sugeriu sua expansão, com a participação de mais representantes do setor nos próximos encontros. Uma de suas propostas, durante o evento, foi a realização de algumas atividades pela internet. “O Parque Tecnológico executa um trabalho fundamental para o desenvolvimento de empresas dos mais variados setores da economia”, afirmou o executivo.

Outro participante foi o sócio-diretor da RPS Indústrias, Leonardo Caramante, que ressaltou a importância da reunião do APL para movimentar e melhorar o APL Metalmecânico. “Desde o início da pandemia da Covid-19, esta foi a primeira reunião presencial da qual participei e já pude perceber que as coisas estão acontecendo”, ele comentou.

Durante o encontro, a equipe do CDA da Inova/PTS apresentou um site – https://www.aplmetalsorocaba.com/ – cuja finalidade é reunir as informações sobre o APL, como produtos, serviços, eventos, entre outros. “As empresas que se cadastrarem na plataforma ganham mais visibilidade e, assim, melhoram o ambiente de negócios”, explicou o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara. “O site foi uma demanda que o nosso Centro de Desenvolvimento de Aplicativos identificou e já colocou em prática.”

O que é um APL

Os Arranjos Produtivos Locais são polos de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

“O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico e do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, é realizar encontros semelhantes, com empresas também de outros setores, fortalecendo, assim, toda a cadeia produtiva da cidade e região, contribuindo para alavancar a economia”, concluiu Cancellara.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/encontro-no-parque-tecnologico-de-sorocaba-fomenta-o-setor-metalmecanico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=encontro-no-parque-tecnologico-de-sorocaba-fomenta-o-setor-metalmecanico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *