NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba inicia revitalização de córrego na Vila Barão – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (20), iniciou as obras de revitalização do córrego que percorre a Vila Barão, no trecho onde está localizada a Comunidade Canta Sapo. Os trabalhos estão a cargo das equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a previsão é que estejam concluídos em 30 dias.

O prefeito Rodrigo Manga esteve no local para acompanhar o início dos serviços, junto do secretário municipal Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, e do vereador Vitão do Cachorrão.

“A região da Comunidade Canta Sapo era esquecida pelo Poder Público e a atual Gestão Municipal tem feito questão de vir aqui. Ficamos ainda mais felizes em anunciar melhorias para a população, sobretudo para aqueles que mais precisam, como é o caso destes moradores”, pontuou o prefeito Rodrigo Manga.

As equipes do Saae/Sorocaba estão colocando, ao todo, 1.400 metros quadrados de grama no talude do córrego, além de 12 metros de gradil em uma travessia de pedestres, localizada próxima ao ponto onde o manancial passa sob a Avenida Adão Pereira de Camargo. A Serpo, nos próximos dias, realizará o patrolamento das ruas de terra que ficam nas margens e a colocação de bica corrida em pontos mais críticos, para facilitar a mobilidade.

“Só o fato de o prefeito e a sua equipe estarem aqui, para ouvir as demandas, já é motivo de satisfação para nós. Somos cidadãos como qualquer sorocabano de outra parte da cidade e, agora, temos a dignidade e o respeito por parte do Poder Público”, destacou a turismóloga Dienifer Moreira Fogaça, 30 anos, moradora da comunidade há seis anos e que atualmente atua como recepcionista.

Neste ano, as equipes da Prefeitura também estiveram na Comunidade Canta Sapo em outras oportunidades. Por exemplo, no dia 30 de julho, quando o prefeito e os secretários municipais, como parte do programa “Prefeitura de bairro em Bairro”, anunciaram a limpeza e desobstrução do córrego e a reconstrução da passarela, cruzando o trecho desse manancial, que estava sem condições de uso. Esses serviços tiveram início em agosto e foram concluídos em setembro passado.

“O Saae/Sorocaba fez a limpeza e a estabilização dos taludes do córrego, em um trecho de aproximadamente 180 metros de extensão. Mais de 40 caminhões cheios com entulho, lodo e outros descartes foram retirados. Agora, a revitalização será o segundo passo. A colocação da grama nas margens ajudará muito na drenagem da água de chuva. Ainda, deixará o local mais bonito e contamos com a colaboração das pessoas para que não joguem sujeira no córrego”, explicou o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Ainda em julho, a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou ação social para atender as famílias que residem nessa localidade. Já, a Sehab tem estudos para verificar a possibilidade de regularização fundiária de imóveis nessa área.

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-inicia-revitalizacao-de-corrego-na-vila-barao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-de-sorocaba-inicia-revitalizacao-de-corrego-na-vila-barao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *