NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba e Câmara Municipal celebram o Dia da Árvore com plantio de mudas – Agência de Notícias

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, e a Câmara Municipal realizaram o plantio de 25 mudas de espécies nativas, no jardim do Legislativo, para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro). A ação ambiental, que integra a programação especial da Semana da Árvore, contou com a participação de autoridades locais e servidores públicos.

“É um grande prazer estar hoje, aqui, neste dia tão importante, quando comemoramos o Dia da Árvore. Agradeço à Câmara Municipal por esta parceria e pelo exemplo, pois é desta forma que criamos um ambiente mais agradável, seguro e sustentável para as futuras gerações”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Antonio Prieto.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores. O plantio contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e dos vereadores Fausto Peres, Luís Santos, Cícero João, Rodrigo do Treviso, João Donizetti, Dylan Dantas e Fábio Simoa.

A área externa do Legislativo ganhou exemplares de ipê-amarelo, ipê-rosa, quaresmeira, aroeira-pimenteira, resedá, aroeira-salsa, ingá-do-brejo, pau-brasil e sapucaia, ampliando a área vegetal da cidade, em linha com o Plano Municipal de Arborização. Para a ação, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no viveiro municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas).

A Semana da Árvore prossegue até domingo (26), com mais plantios, exposição, blitz educativa e Passeio Ciclístico, com o objetivo de sensibilizar pessoas de todas as idades sobre a importância de cultivar árvores na cidade, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população, por meio da arborização urbana. O Dia da Árvore faz parte do calendário oficial de eventos do município, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-e-camara-municipal-celebram-o-dia-da-arvore-com-plantio/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeitura-de-sorocaba-e-camara-municipal-celebram-o-dia-da-arvore-com-plantio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *