NOTÍCIAS

Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” tem dois novos moradores – Agência de Notícias

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está com dois novos moradores: o atobá-pardo (Sula leucogaster) e o condor-andino (Vultur gryphus). Os visitantes já podem conhecer essas duas novas espécies de aves, que passaram a fazer parte do plantel do Zoo.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação, o parque desempenha um importante trabalho de pesquisa, bem-estar animal, educação ambiental e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

“O nosso Zoológico, assim como outras instituições brasileiras, recebe animais de três formas diferentes: por meio de nascimentos na própria instituição; provenientes de transferências entre zoológicos; e, ainda, por meio de resgate e apreensões realizados pela Polícia Ambiental ou pelo Corpo de Bombeiros, sempre visando à conservação de espécies”, explica o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Antonio Prieto.

Há alguns meses, o coordenador do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC) entrou em contato com a Sema para verificar a possibilidade de destinar um jovem atobá-pardo para o Zoológico de Sorocaba, pois o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do IPEC havia recebido a ave com a asa fraturada. Lá, foram realizados inúmeros procedimentos veterinários, inclusive cirúrgicos, com a colocação de pino intramedular. Mesmo com todos os esforços, o animal não teria condições de voar novamente, impossibilitando seu retorno à natureza.

O atobá-pardo é uma espécie de ave marinha que pode ser encontrada em uma grande extensão do litoral brasileiro, em quase toda a costa do país. Ele é um pescador muito habilidoso, que desce do céu e, em um lindo mergulho, consegue capturar seu alimento. Seu bico forte e pontudo e os olhos na cor azul-celeste são marcas registradas da espécie.

Após análise da equipe do Zoo e todos os procedimentos burocráticos necessários, o atobá chegou, no final do mês de julho deste ano, ao “Quinzinho de Barros”. Ele passou por um período de quarentena, incluindo observações, ajustes na dieta e exames médicos preventivos. Constatando-se que o animal estava saudável, ele foi transferido para o recinto dos flamingos, onde novas estruturas foram incluídas para garantir a boa habituação do animal, como a colocação de mais areia como substrato e pedras para que o animal possa empoleirar. Rapidamente, o atobá-pardo se acostumou ao novo ambiente e aos novos companheiros.

Já, o condor é um macho que veio do Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina (SC). Ele é um jovem senhor, nascido em 1987, que, agora, passou a integrar a família de animais do “Quinzinho de Barros”. Após finalizado o período de quarentena, ele ganhou sua nova casa, no setor onde são encontradas as grandes aves de rapina, e pode ser observado pelos visitantes. Trata-se de um animal majestoso, uma das maiores aves voadoras do mundo. Pode chegar a mais de um metro de altura e passar dos três metros de envergadura.

A ave é da família dos urubus e, assim como eles, desempenha um importante papel de reciclador da natureza, devido a seus hábitos alimentares, já que comem animais mortos. Ele é encontrado habitando a Cordilheira dos Andes, na Venezuela, até a Terra do Fogo, na Argentina e no Chile. Existem relatos muito antigos de visualização da espécie no Brasil, porém não há registros oficiais e a espécie não entra na lista primária das aves do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO).

O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.

 

Fotos: Leônidas de Paiva Soares/Sema

 

 

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/zoologico-municipal-quinzinho-de-barros-tem-dois-novos-moradores/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=zoologico-municipal-quinzinho-de-barros-tem-dois-novos-moradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *