NOTÍCIAS

Uniten realiza formatura de 70 alunos de sete diferentes cursos profissionalizantes – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), realizou, na noite desta quarta-feira (23), a cerimônia de formatura de 70 alunos de sete diferentes cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente pela Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios).

As formações foram em: Cozinheiro e Açougueiro; Manutenção de Eletrodomésticos; Manutenção de Computadores; Atendimento ao Cliente; Panificação; Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10) e Conserto de Máquinas de Lavar.

O prefeito Rodrigo Manga prestigiou o evento, integrando a mesa de honra da formatura, ao lado do secretário da Sedettur, Robson Coivo, e de Rodrigo César de Oliveira, coordenador da Uniten. As autoridades entregaram, simbolicamente, o certificado de conclusão a um aluno de cada turma, ao lado dos respectivos professores dos cursos.

O professor e Chef Marco Penteado fez a entrega do certificado, ao lado das autoridades, para a aluna Veridiana de Campos Abreu, do curso de Cozinheiro e Açougueiro. O prefessor Dimas de Oliveira, do curso de Manutenção de Eletrodomésticos, fez a entrega ao aluno Matheus Augusto Vieira Poconês. O professor Márcio José Chaves, do curso de Manutenção de Computadores, fez as honras da certificação ao aluno Pedro Gabriel A. Silva. No curso de Atendimento ao Cliente, foi a vez do professor Francisco Sidnei Camargo entregar o certificado para Luciana de Abreu Garcia. Representando a professora Vera, o Chef Marco Penteado também entregou o certificado do curso de Panificação para Maria Cristina Antunes. O professor Dimas de Oliveira retornou para conceder a certificação a Jeferson Fernandes de Siqueira no curso de Conserto de Máquinas de Lavar. E Alexandre Cordeiro de Freitas subiu ao palco para entregar o certificado ao aluno Leonildo Antunes de Oliveira, no curso de egurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10) .

“Sorocaba é reconhecida, hoje, como a cidade do interior de São Paulo que mais gerou empregos na indústria, em 2021. Isso se reflete em outras áreas e cria um ambiente positivo no município, que atraiu, no ano passado, mais de R$ 2 bilhões em investimentos na cidade. E não existe trabalho social mais eficiente do que proporcionar empregos para a população. Para isso, é necessário ter qualificação profissional. Pessoas preparadas para assumir os empregos que estão surgindo. Um trabalho que tem sido feito, com toda a competência, pela Uniten”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

“Há muitas oportunidades em nossa cidade. Acabamos de realizar também o 3º Mutirão de Empregos Sorocaba, que disponibilizou mais 3.500 vagas de trabalho. Para ocupar essas vagas, é preciso formação. Nós temos realizado um trabalho em rede, voltado para a oferta dessa qualificação profissional. Não apenas para que as pessoas se empreguem, mas também para que possam atuar como empreendedores, abrindo pequenas empresas e criando novos empregos”, acrescentou o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

Em nome dos participantes de todas as turmas, a formanda Maria Aparecida Isidro deu seu depoimento sobre a importância do curso na sua vivência pessoal. “Graças a esta oportunidade, oferecida pela Uniten, consegui me formar no curso de Cozinheira e fico muito feliz, porque hoje já estou com meu restaurante. É um aprendizado que vai fazer muita diferença para mim e para minha família. Só tenho a agradecer!”, concluiu ela.

Fotos: Renata Giron – Secom

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/uniten-realiza-formatura-de-70-alunos-de-sete-diferentes-cursos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=uniten-realiza-formatura-de-70-alunos-de-sete-diferentes-cursos