NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Cemig investe R$ 60 milhões em obras de modernização na subestação Juiz de Fora 4

A Cemig iniciou, neste mês de outubro, importantes obras de modernização na subestação Juiz de Fora 4, com o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança para o sistema elétrico de alta tensão. Os investimentos contemplam a substituição de dois grandes transformadores de 33,2 MVA, a digitalização de todo o sistema de proteção, com a instalação de dispositivos mais modernos, e a implantação de um novo circuito em média tensão.

O plano de obras na SE Juiz de Fora 4 inclui, ainda, a construção de uma nova linha de distribuição de 35 quilômetros, interligando essa subestação com a subestação Juiz de Fora 8, conferindo maior confiabilidade do sistema elétrico que atende o município de Juiz de Fora e região.

Com investimento de R$ 60 milhões, o conjunto de obras vai beneficiar uma população de, aproximadamente, 540 mil pessoas, garantindo maior qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica para Juiz de Fora e toda a região.

“A modernização da subestação Juiz de Fora 4 e a construção da nova linha de distribuição representam um avanço importante na operação do sistema elétrico da região, ao melhorar significativamente a confiabilidade, flexibilidade e a resiliência operativa da rede”, explica o gerente de Distribuição da Alta Tensão da Cemig na regional Mantiqueira, Jonathan Aguiar Esperidon.

Tecnologia diferenciada

Com a entrega dos dois Transformadores Reguladores Telecomandados de 145 kV e 33,2 MVA, a cidade de Juiz de Fora recebe um importante reforço em sua infraestrutura elétrica. Com esses equipamentos, de alta tecnologia, a Cemig vai proporcionar um avanço significativo na confiabilidade, estabilidade e eficiência do sistema de distribuição de energia elétrica da região.

Projetados para operarem em subestações de alta tensão, os equipamentos têm como principal função manter a tensão elétrica dentro dos limites ideais, mesmo diante de variações na carga ou na rede. “O diferencial deste tipo de transformador está na sua capacidade de regulação automática e telecomando, permitindo ajustes remotos em tempo real, sem a necessidade de intervenção local. Essa funcionalidade vai contribuir diretamente para a redução de interrupções, melhora na qualidade da energia ofertada e maior agilidade na operação do sistema”, destaca Jonathan.