NOTÍCIAS

Semob realiza ação educativa inédita de trânsito em dois pontos da cidade – Agência de Notícias

 

Fotos: Semob

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realiza, em duas ocasiões nesta semana, uma ação de educativa que é inédita, chamada “Pare, vai com calma!”, para alertar os motoristas e motociclistas sobre o respeito à sinalização de parada obrigatória.

A primeira delas ocorreu na manhã desta segunda-feira (25) no cruzamento das Avenidas Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre, sendo que cerca de mil pessoas visualizaram a ação, em que há uma breve encenação por parte dos arte-educadores da Semob e a exibição de uma faixa educativa, durante o tempo fechado do semáforo, na faixa de pedestres.

“O objetivo é mostrar aos condutores que toda sinalização é importante para a segurança viária e, dessa forma, evita-se o risco de acidentes em cruzamentos não semaforizados”, explica o agente de trânsito Altair Farias, que integra a equipe de Educação para o Trânsito da Semob.

A atitude de muitos motoristas, de apenas reduzir a velocidade, ao passar pelo cruzamento onde há placa de parada obrigatória, é incorreta e imprudente. “O certo é parar e depois prosseguir. A parada obrigatória é exigida sempre que a redução da velocidade é insuficiente”, acrescenta a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Além do risco de acidentes, avançar o sinal vermelho do semáforo ou não respeitar a placa de parada obrigatória é infração gravíssima, conforme estipulado pelo artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e implica em multa no valor R$ 293,47.

A mesma iniciativa será repetida nesta quarta-feira (27), das 8h30 às 11h30, na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, na altura da Praça da Bandeira. Na mesma data, mas das 14h às 17h, haverá a encenação “Álcool x Direção – Garrafa”, em cruzamento da Avenida São Paulo, nas proximidades da Igreja Santo Antônio. Dessa vez, a proposta é alertar sobre os riscos de dirigir alcoolizado.

Essas duas atividades de quarta-feira encerram o calendário de ações programadas pela Semob para o mês de março, que contará, ao todo, com 42 ações, de 17 temáticas diferentes. No período, foram realizadas também palestras, teatros e blitze educativas, além de abordagens no trânsito e distribuição de material informativo para motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas.

O agendamento de palestras e teatros da Semob, para os próximos meses, em escolas e demais locais de interesse, pode ser solicitado pelo site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário. Mais informações podem ser conferidas nas mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *