NOTÍCIAS

Prefeitura de João Pessoa realiza II Remada Rosa em ação de prevenção ao câncer de mama

Dia Nacional da Mamografia

Prefeitura de João Pessoa realiza II Remada Rosa em ação de prevenção ao câncer de mama


03/02/2024 |
15:30 |
36

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) realiza, na próxima segunda-feira (5), a II Remada Rosa. A ação acontece das 7h às 12h, na Praia do Bessa, em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o exame preventivo contra o câncer de mama. A programação está focada numa ação gratuita de aula de canoa havaiana e palestra educativa.  

“A Remada Rosa já entrou para o calendário da nossa secretaria. Esse é o segundo ano que realizamos a ação. Teremos mastologistas convidadas palestrando sobre a importância do autocuidado, da realização periódica de exames preventivos, endossando a campanha nacional que incentiva a população a realizar a mamografia”, ressalta a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins.  

Além das palestras, a Remada Rosa vai oferecer gratuitamente aulas de canoa havaiana com professores da Origens VAA, parceira na realização do evento. “A Remada Rosa é aberta ao público feminino como um todo. Mas reforçamos o convite para mulheres que estão realizando tratamento contra o câncer de mama e as que vivem em comunidades e participam de associações de moradores nas quais a SEPPM atua”, explica Nena Martins.  

Não é necessária inscrição prévia para participar do evento. A II Remada Rosa acontece nesta segunda (5), das 7h às 12h, na Praia do Bessa – com concentração em frente ao Bessa Brasil.  

Mamografia – No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *