NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba inicia obras no entorno da Capela João de Camargo na próxima segunda-feira (29) – Noticias

Fotos: Carlos Sales e Michelle Alves – Secom

Por: Évelyn Azevedo

Equipes da Administração Municipal vistoriaram o local e definiram as ações de reparo de infraestrutura

As obras no entorno da Capela João de Camargo, localizada na Avenida Barão de Tatuí, 1.083, no Jardim Paulistano, serão iniciadas na próxima segunda-feira (29). Equipes da Prefeitura de Sorocaba estiveram no local, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), em vistoria técnica para definir os serviços e obras necessárias para reparo de infraestrutura, após as chuvas intensas que atingiram a cidade no último fim de semana.

A visita contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult), João Alberto Corrêa Maia (Gabinete Central) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim); do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; dos vereadores João Donizeti Fernando Dini; além de membros da diretoria da Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim, Adriano Molina, Roberto Elias, João Antunes de Souza, Silton Avancini, Alexandre Carrano e Nivaldo Canesso.

A inundação no local, que chegou 1,30 metro de altura, ocasionou a queda do muro junto à Avenida Barão de Tatuí e de outro localizado nos fundos da capela, às margens do córrego. Ambos serão reconstruídos, com o apoio da Administração Pública.
As intervenções serão iniciadas por equipe da Serpo, com os serviços de limpeza e poda das árvores no entorno do córrego. Depois, o Saae/Sorocaba vai instalar aduelas de concreto no córrego, medida para aumentar a vazão da água e funcionamento adequado da rede de drenagem de galerias de águas pluviais, que também serão reestruturadas.

“A prioridade inicial foi dar assistência às famílias prejudicadas pela chuva recorde na cidade. Agora, estamos realizando as obras de infraestrutura, como esta na capela, começando pela limpeza, que vai abrir espaço para os trabalhos do Saae. Para isso, contamos também com o apoio de outras secretarias, como a Semob, que estará presente coordenando o fluxo de veículos nas vias próximas, enquanto realizamos os serviços”, ressaltou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

Devido aos estragos na capela, a Secult imediatamente acionou o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), para providenciar as ações de preservação da identidade e da memória cultural desse templo. “O Conselho prontamente nos atendeu quanto ao restauro da arquitetura e dos itens que sofreram com a inundação. Rapidamente conseguimos o apoio do órgão, que também esteve em visita ao local”, disse o secretário da pasta, Luiz Antônio Zamuner.

“Recebemos a visita com muita satisfação. A disposição do Poder Público foi genial. Conseguimos, e com poucas palavras, o apoio das equipes e também de voluntários. Com essa ajuda, temos um disposição extra e podemos, em curto prazo, recuperar parte do que foi afetado pelas chuvas”, apontou o diretor da associação, Nivaldo Canesso.

A Capela de João de Camargo foi tombada em 1995 pelo CMDP e passou por processo de restauração. Lá, são preservados instrumentos da Corporação Musical São Luís e móveis pertencentes ao Monsenhor João Soares, adquiridos por João de Camargo, um dos personagens religiosos importantes da história da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *