NOTÍCIAS

Cursos de culinária estimulam autonomia e empreendedorismo

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Qualificação que gera oportunidade e fortalece a comunidade. Foi desta forma que Roberto Dimas Leite, 64 anos, definiu o curso de salgadeiro oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Para Roberto, o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos na cozinha e também repassar os ensinamentos adquiridos para outras pessoas. “As aulas foram muito boas, fiz novas amizades e aprendi novos conceitos de medidas”, disse. A família também aprovou a iniciativa. “Eles pedem para eu fazer e aproveitam para comer tudo, pizza, esfirra, pães e coxinhas. Todo mundo gosta.”

A formatura dos cursos de qualificação profissional, aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), no auditório do Centro da Juventude e certificou 80 pessoas, que tiveram 100% de presença durante as 40 horas da capacitação.

Além do curso de salgadeiro, também foram oferecidos os cursos de bolos confeitados e pizzaiolo. As aulas foram realizadas na Escola Móvel de Confecção Industrial entre outubro e dezembro de 2023. Durante este período, a carreta do Senai ficou estacionada no estacionamento da Casa do Idoso Sul para que os atendidos do Cras Anhembi e Cras Dom Pedro pudessem participar.

Ao som do coral de jovens da Coal (Casa de Oração Amor e Luz), formandos e familiares celebraram a conquista.

Marly do Nascimento, aluna e representante do Cras Dom Pedro, agradeceu pela oportunidade e falou sobre a importância da capacitação. Para a aposentada, mais do que aprender uma nova profissão, o curso foi também um momento prazeroso de troca e de autocuidado. “Conforme a gente ia aprendendo as técnicas, também fomos construindo novas amizades e dedicando um tempo para nós mesmos. Foi maravilhoso”, destacou.

A parceria com o Senai tem como objetivo a geração de renda e emprego, estímulo ao empreendedorismo e à mobilidade social, além da ampliação das possibilidades de entrada e reinserção ao mercado de trabalho, oferecendo cursos profissionalizantes para famílias em situação de vulnerabilidade social.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *