NOTÍCIAS

Alistamento militar para nascidos em 2006 começa dia 2 de janeiro

Começa na próxima terça-feira (02) o alistamento militar para as pessoas do sexo masculino nascidas em 2006. O serviço, que é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Junta de Serviço Militar, pode ser feito online ou de forma presencial até o dia 30 de junho de 2024.  

Quem optar por se alistar no formato online, que garante mais comodidade ao usuário, deve acessar o seguinte link: https://alistamento.eb.mil.br/. Mesmo realizando o alistamento pela internet, depois é necessário comparecer à Junta para acompanhar a seleção. Os alistados receberão pelo site as instruções para as próximas etapas, como informações sobre dia da seleção, prazos e ainda se serão dispensados ou não.  

“Uma das vantagens desse processo é que evitará as filas e aglomerados que são normais durante esse período. Para João Pessoa estão previstos até 8 mil alistamentos”, explica o secretário da Junta de Serviço Militar na Capital, Valmir Júnior.  

O alistamento também pode ser feito de forma presencial na sede da Junta Militar da Capital, localizada na Rua Afonso Campos, nº 216, no bairro do Centro. O atendimento acontece apenas pela manhã, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.  

No ato do alistamento é necessário levar carteira de identidade ou Certidão de Nascimento, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional, CNH e carteira de identificação funcional, comprovante de residência atualizado de João Pessoa e CPF.  

Aqueles que não se alistarem no prazo previsto estarão em débito com o Serviço Militar e não poderão, por exemplo, obter passaporte, inscrever-se em concurso público ou obter registro profissional, além de ter que pagar uma multa no momento do alistamento.  

Em relação aos refratários, que são os jovens que se alistaram e não compareceram à seleção, estes devem se dirigir à Junta Militar para regularizar a situação.  

Outras situações – Os cidadãos a partir dos 30 anos que não realizaram o alistamento serão alistados mediante o pagamento da multa de alistamento fora do prazo e dispensados.  

Para o cidadão que possuir 46 anos de idade ou mais, será confeccionado um atestado de desobrigação militar, conforme previsto no art. 170, decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 (Regulamento da Lei do Serviço Militar – JSM).  

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone 3213-5291.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *