NOTÍCIAS

Operação Natal interditou adega e dispersou aglomerações

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Operação Natal, do programa São José Unida, mobilizou os homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas e Mobilidade Urbana durante os 5 dias de festividades de Natal.

Foram realizados bloqueios e rondas preventivas em todas as regiões da cidade desde a última quinta-feira (23) até segunda-feira (25). Ao todo, os agentes de segurança pública realizaram a dispersão de 15 pontos de aglomeração de pessoas com perturbação do sossego público, a maioria na região sul.

Ao todo, as forças de segurança abordaram quase 700 pessoas, emitiram mais de 300 autuações de trânsito (principalmente em veículos que participaram de eventos que causavam a perturbação do sossego público ou em condução perigosa), capturaram 3 procurados pela Justiça, prenderam 11 pessoas e apreenderam 2 menores de idade, recuperaram 7 veículos que haviam sido furtados ou roubados e ainda, durante os bloqueios, apreenderam 45 motos e 10 carros.

Confira os números da Operação Natal:
Pessoas abordadas: 692
Dispersão de aglomeração: 15
Procurados capturados: 3
Ato infracional cometido por menor de idade: 2
Crimes: 9
Pessoas presas: 11
Armas de fogo apreendidas: 1
Auto de infração de trânsito: 348
Automóveis vistoriados: 234
Motos apreendidas: 45
Carros apreendidos: 10
Veículos localizados: 7
Estabelecimentos interditados: 1
Estabelecimentos autuados/multa: 2

Bloqueios com atuação conjunta da PM e Mobilidade Urbana abordaram mais de 200 veículos

Veículos recuperados

No dia 24, duas 2 motos que haviam sido furtadas foram recuperadas pelas equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), no Campo dos Alemães.

Já no dia 25, após passar por uma das câmeras inteligentes na avenida Juscelino Kubitschek, na região leste, a Romu foi acionada e abordou um veículo sedan com registro de furto. O veículo foi devolvido ao proprietário e o condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia onde ficou à disposição da Justiça.

Outra moto também foi recuperada no dia 25 pela Romu, graças à equipe do monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que flagrou uma moto sem placa sendo conduzida por um indivíduo sem capacete. Na abordagem, o condutor da moto conseguiu fugir. A moto foi encaminhada para o Distrito Policial.

Romu recuperou moto furtada no bairro Dom Pedro I na madrugada do dia 25

Fiscalização

Uma adega na região sul foi interditada após denúncias feitas pela população por perturbação do sossego, na manhã do dia 23. Os fiscais da Prefeitura e a PM foram acionados. Além de não seguir as regras do horário de funcionamento até as 22h, o estabelecimento estava com a documentação vencida.

A ocorrência terminou com 7 pessoas detidas (6 por resistência e 1 por porte ilegal de arma que estava de saída temporária), uma arma e 6 veículos apreendidos (que estavam com som alto).

Com base na lei municipal 10.822/2023, que dispõe de normas e medidas de controle mais rigorosas contra irregularidades cometidas por estabelecimentos, o estabelecimento recebeu uma multa de R$ 5.000.

No dia seguinte, a adega foi novamente interditada após denúncias de que havia voltado a funcionar com uma licença provisória. Com isso, por descumprir a primeira interdição foi lavrado boletim de ocorrência policial para apuração da Justiça.

Outras duas adegas também foram autuadas e multadas pela Fiscalização, no valor de R$ 5 mil cada, por descumprirem o horário de funcionamento durante os dias de festas de Natal.

Fiscalização e PM interditaram adega que causou perturbação do sossego no Residencial Gazzo


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *