NOTÍCIAS

UBS expõe artesanato feito por moradores da Vila Tesouro

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

Dez artesãos realizaram na segunda-feira (4) uma exposição de artesanato na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Tesouro. Eles fazem aulas de artesanato na própria unidade.

Todos os participantes são moradores da área de abrangência da UBS e fizeram a primeira mostra de seus trabalhos com artigos de crochê e biscuit. As aulas começaram em agosto e ocorrem duas vezes por semana.

“Aqui aprendi a fazer amigurumi, que são bichinhos feitos de crochê com enchimento. Sabia fazer tapetes e caminhos de mesa, mas queria fazer amigurumi e achava que não ia conseguir”, disse Maria do Carmo Cipriano da Silva, aluna do curso. 

As aulas trouxeram benefícios para o grupo. Em um varal eles deixaram bilhetinhos escrevendo o que acharam das aulas. Teve mensagem falando de melhora da depressão e autoestima, da coordenação motora e da memória. Alguns comentaram que tinham noções de crochê mas não faziam há muito tempo.

“Decidimos criar o grupo para pessoas que passavam muito tempo em casa, para que tivessem uma atividade de lazer que ajudassem na boa condição mental e na interação social”, disse Adriana Mazzei, gerente da UBS da Vila Tesouro.

Segundo Adriana, foi feito um diagnóstico da comunidade da UBS da Vila Tesouro e identificado um perfil de pessoas, a maioria aposentados, que realizavam atividades exclusivamente domésticas.

Idefonso Fernandes Neto participou das aulas e aprendeu a fazer biscuit (massa de modelar que cria enfeites personalizados) para chaveiros e tampas de caixinhas. “Não sabia fazer isso antes do curso”, disse Idefonso.

Além da mostra de artesanato, o evento teve mesa da saúde com medição da pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos (hepatite B e C, sífilis e HIV) e orientações com a nutricionista da UBS da Vila Tesouro, Amanda Christine Bretas. 

“As pessoas ficaram espantadas com a quantidade de açúcar nos alimentos e bebidas”, disse Amanda. Na mesa da nutrição, vidrinhos com quantidades diferentes de açúcar foram colocados ao lado dos produtos em exposição.

As UBSs da Vila Tesouro, Vila Industrial, Vista Verde, Novo Horizonte e Eugênio de Melo são gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Todas as UBSs da rede pública são mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *