NOTÍCIAS

“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia construção de áreas de lazer nos Jardins Leocádia e Pacaembu e serviços diversos no Caguaçu

 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” ocorreu em três localidades da cidade nesta sexta-feira (1). Na ocasião, houve o anúncio da construção de duas áreas de lazer, sendo uma delas no Jardim Leocádia e outra, no Jardim Pacaembu, ambos bairros na Zona Leste da cidade. O Condomínio Residencial Parque da Mata, que fica no Caguaçu, na Zona Norte, também foi visitado e outras demandas da comunidade local serão atendidas.

A equipe contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Glauco Fogaça (Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Seplan); mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow, e o vereador Vinicius Aith.

“Nossa equipe costuma reservar a sexta-feira para que possamos fazer essas visitas aos bairros. Ouvimos as demandas dos moradores, assim como anunciamos melhorias, tudo com prazos de execução definidos. Em cada local, uma Comissão de moradores é montada para acompanhar diretamente os trâmites para execução de cada serviço solicitado”, explica o prefeito Rodrigo Manga

 

Jardim Leocádia

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” começou pelo Jardim Leocádia, na Zona Leste da cidade, sendo que a instalação de uma área de lazer, incluindo academia ao ar livre, playground e calçamento, foi a principal reivindicação apresentada pela comunidade local.

“A Serpo vai providenciar o projeto desse espaço até janeiro e, depois, apresentar para aprovação dos moradores. O segundo passo será iniciar a obra, prevista para ocorrer a partir de março”, explicou o secretário da Serpo. O local, junto a um córrego, também terá gradis para garantir a segurança das crianças e idosos que transitarem pelo local.

“Estou muito contente com o resultado dessa reunião. Moro aqui há 20 anos, cuido desse espaço, que só tem dois brinquedos, os quais nós mesmos que compramos. Não podia ser melhor o anúncio dessa espetacular área de lazer. Tanto crianças, como idosos daqui, do bairro, precisam mesmo de um local para se divertir e fazer exercícios”, disse a dona de casa Maria Rosália Alves, 62 anos.

Outra solicitação dos moradores é a análise técnica para supressão de uma árvore, na Rua Salto de Pirapora, que pode apresentar risco de queda. O serviço será feito na próxima semana e, caso autorizado, em seguida, haverá a remoção do exemplar.

 

Jardim Pacaembu

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve continuidade com a visita ao Jardim Pacaembu, na Zona Leste. A exemplo do primeiro bairro visitado, os moradores também pediram a construção de uma área de lazer, desta vez em terreno na Rua Atílio Silvano, altura do número 471. O projeto da obra, que incluirá academia ao ar livre, pista de caminhada, iluminação em LED e espaço de parada para vans, será apresentado em janeiro.

Segundo a Serpo, a previsão é que a instalação dos dispositivos comece em março. Os prazos serão os mesmos para que o Saae/Sorocaba providencie projeto e inicie obras de melhorias na rede de drenagem no local, como forma de evitar riscos de alagamentos.

Também atendendo à comunidade, a Administração Municipal vai analisar a possibilidade de utilizar um imóvel público, atualmente desocupado, para ampliar as instalações do Centro de Educação Infantil (CEI-74) “Maria de Castro Afonso Marins”. O imóvel fica ao lado da unidade de ensino e uma Comissão de moradores participará de reunião, na próxima semana, com uma equipe da Prefeitura, para discutir o assunto.

“Estou 100% otimista com a realização dessas demandas. Primeiramente, toda a equipe da Prefeitura veio até aqui e ouviu todo mundo, sendo que isso já é espetacular. Vou fazer parte da Comissão de moradores e contribuir para que essas melhorias atendam à comunidade, o mais rapidamente possível”, apontou o autônomo Milton de Miranda, 50 anos, que reside há 20 anos no bairro.

 

Caguaçu

A terceira e última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” ocorreu no Caguaçu, Zona Norte da cidade, mais especificamente para atender os moradores do Condomínio Residencial Parque da Mata.

O Saae/Sorocaba agendou, para os dias 16 e 17 de dezembro, a realização de um mutirão de atendimento no Residencial, a fim de analisar contas de consumo dos moradores e dar dicas sobre economia de água. O Poder Público também vai providenciar a retirada de árvores que estão com risco de queda e foram vistoriadas pela Defesa Civil. Os trâmites terão sequência nos próximos dias, com os serviços executados até o fim deste mês.

Outra ação da Administração Municipal será intermediar uma parceria entre uma Comissão de moradores e a iniciativa privada, para que seja viabilizada a instalação de rede de iluminação pública, com lâmpadas de LED, em ruas dentro do Residencial.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Jardim Residencial Morada das Flores, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha,

Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *