NOTÍCIAS

Nova Areninha Herbert Vianna e Biblioteca Jorge Amado serão inauguradas na Maré – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, virou Areninha, e o Espaço de Leitura Jorge Amado agora é Biblioteca Jorge Amado. Ambos os equipamentos culturais, localizados na Maré, Zona Norte do Rio, estão mais acessíveis, confortáveis e com melhorias na infraestrutura. A programação gratuita de inauguração será distribuída em três dias: quarta (22/11), quinta (23/11) e sexta-feira (24/11). No primeiro dia, há atração em dose dupla, com o show infantil “Sintonia Dominó e a Bicharada”, às 11h, e o Baile da Crespinhos às 17h30. Além disso, o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, e outras autoridades estarão presentes, às 10h no mesmo dia, para a cerimônia de abertura.

Na quinta-feira, a agenda especial encerra com show do MV Bill, às 22h30, como ponto alto de toda a programação. Mas, antes disso, o público já vai curtir durante o dia: haverá lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro, que reúne crianças escritoras das Maré, bate-papo com o autor Jessé Andarilho e Renato Cafuzo, Pegue e Leve de livros e Batalha Marginow com Grafite em Cena.

Por fim, na sexta-feira, a programação segue com Contações de História com Anderson Barreto e Ialodê e, mais tarde, com a Roda de Samba da Areninha (antiga “Roda de Samba da Lona”) recebendo Nova Raíz e Marcele Mota.

A entrada será gratuita e livre para todas as atrações – exceto para o show do MV Bill, que é para maiores de 16 anos –, mas é preciso garantir o bilhete via plataforma Imply. Para o show do MV Bill, os ingressos serão liberados às 16h do dia 20/11, Dia da Consciência Negra e feriado. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, como nos shows da Alcione na tour pelos equipamentos da SMC Rio.

Todas as Lonas Culturais serão Areninhas até 2024

A Secretaria Municipal de Cultura  está transformando todas as suas lonas em Areninhas como parte do programa Cultura do Amanhã. A transformação da Lona em Areninha Herbert Vianna – incluindo sua biblioteca – é coordenada pela Rio-Urbe – Empresa Municipal de Urbanização. Duas já foram entregues: a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz (Zona Oeste), e a João Bosco, em Vista Alegre (Zona Norte). Depois da Herbert Vianna, será a vez da Areninha Cultural Terra, em Guadalupe, prevista para dezembro. Em 2024, será a vez das Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá.

Na prática, a transformação das Lonas em Areninhas significa a substituição das antigas lonas por uma estrutura de isolamento acústico, climatização, além de outras melhorias, para garantir mais qualidade e conforto tanto para o público quanto para o artista. A estrutura de Areninha possibilita, também, maior acessibilidade por meio da instalação de elevadores.

Os recursos para obras no plano de investimentos de 2023 – Viva a Cultura Carioca – estão concentrados no programa Cultura do Amanhã, que destina, ao todo, R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos.

Areninha  Herbert Vianna: Rua Evanildo Alves s/nº, Maré. Inauguração na quarta-feira (22/11), a partir das 10h. Grátis. Show do MV Bill: 16 anos. Demais atrações: Livre.

Quarta-feira (22/11):

10h – Inauguração com secretário e autoridades

11h – Espetáculo “Sintonia Dominó e a Bicharada”

16h – Espetáculo “Sintonia Dominó e a Bicharada”

17h30 – Elis MC e o Bailinho da Crespinhos

 

Quinta-feira (23/11):

15h30 – Lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro (crianças escritoras da Maré)

17h – Bate-papo com o autor Jessé Andarilho e Renato Cafuzo

19h – Pegue e leve de livros

19h – Batalha Marginow + Grafite em Cena

22h30 – Show com MV Bill

 

Sexta-feira (24/11):

11h – Contação de histórias com Anderson Barreto

13h – Contação de histórias com Ialodê

18h – Roda de samba da areninha: Nova Raíz + Marcele Mota

 

Arenas e Areninhas

Areninha Cultural Herbert Vianna – Maré (inaugura 22/11)

Areninha Cultural Terra – Guadalupe (previsão – 12/12)

Areninha Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta (prevista para 2024)

Areninha Cultural Jacob do Bandolim – Jacarepaguá (prevista para 2024)

Areninha Cultural João Bosco – Vista Alegre

Areninha Cultural Renato Russo – Ilha do Governador

Areninha Hermeto Pascoal – Bangu

Areninha Gilberto Gil – Realengo

Areninha Sandra Sá – Santa Cruz

Arena Dicró – Penha

Arena Fernando Torres – Madureira

Arena Abelardo Barbosa (Chacrinha) – Pedra de Guaratiba

Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna

 

 

Categoria:

  • 18 de novembro de 2023
  • Marcações: areninha Biblioteca Herbert Vianna Jorge Amado Maré

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *