NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | PCMG celebra formatura de 459 policiais e servidores administrativos

A manhã desta quarta-feira (8/11) foi marcada pela solenidade de formatura dos 459 novos policiais e servidores administrativos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Ao todo, 447 formandos das carreias de delegado, investigador, escrivão, médico-legista e perito criminal concluíram o Curso de Formação Técnico-Profissional, e 12 analistas e técnicos assistentes, o Curso de Preparação para o Exercício da Função Administrativa. A cerimônia foi realizada no Chevals, em Belo Horizonte.

PCMG / Divulgação

Os cursos, ministrados pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), tiveram como base o programa curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao longo dos estudos, os formandos foram apresentados à construção de conhecimentos pertinentes ao campo de atuação técnica e humana na área da segurança pública.  

Cerimônia

Em discurso, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou a importante missão dos novos policiais e servidores administrativos com o povo mineiro e reforçou a necessidade de inserção em ciclos de capacitação e educação continuada, visando à prestação de um serviço cada vez mais qualificado. “A sociedade mineira os tem e os continuará tendo como motivo de orgulho e exemplo de coragem, honra e dignidade, em face de tal compromisso assumido”, disse Gamboge aos 459 novos servidores.

Em nome dos formandos, o escrivão Tiago Henrique de Araújo Rodrigues proferiu o juramento e, em seguida, a diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata, declarou-os aptos para o exercício das funções policiais e administrativas. “Com coragem, determinação e ética profissional, vocês [policiais e servidores administrativos] desempenharão tarefas e enfrentarão desafios que muitas vezes não serão compreendidos por alguns. Mesmo assim, não posso deixar de reforçar que devemos continuamente proteger nossos cidadãos com dedicação e integridade”, ressaltou Yukari.

Ainda durante a cerimônia, foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho (paraninfo das turmas); a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Jaqueline Sifuente (patronesse das turmas); a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis; a chefe adjunta da PCMG, delegada-geral Rita de Cássia Januzzi; a diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata; o diretor adjunto da Acadepol, delegado-geral Marcelo Carvalho Ferreira; e o coordenador administrativo da Acadepol, delegado-geral Horivelton Cabral Ribeiro.

Medalha Gilberto Porto

A Medalha Gilberto Porto, instituída pelo Decreto 11.579/69, tem como objetivo premiar os alunos que mais se destacaram ao término de seus respectivos cursos.

Receberam a comenda os delegados Paulo César Sousa Oliveira (grau bronze), Bruno Lopes Testa (grau prata) e Lucas Terrão Maddalena Pepe (grau ouro); os investigadores Antônio José Gomes Júnior (grau bronze), Ana Karolina Freitas Vieira (grau prata) e Felipe Soares dos Santos (grau ouro); os escrivães Dâmaris Priscila Fagundes Dornela (grau bronze), Henrique Faria Dias Batista (grau prata) e Nayara Caroline Roque (grau ouro); os médicos-legistas Gustavo Antônio Mendes (grau bronze), Ellen Cristina Alves Leal (grau prata) e Caio Cabral de Araújo Martins (grau ouro); e os peritos criminais Flávio Augusto Machado (grau bronze), Lucas Ribeiro Gomes da Silva (grau prata) e Fabiana Pereira Lasmar (grau ouro).

Entre os servidores administrativos, foram homenageados os analistas Tifane Júlia Franco de Castro (grau bronze), Michelle Maria Oliveira (grau prata) e Luma de Morais Amorim (grau ouro); e os técnicos assistentes Paulo Henrique de Assis (grau bronze), Bruna Queila Coelho Bezerra Souza (grau prata) e Andressa de Oliveira Fardine (grau ouro).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *