NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Secretaria de Planejamento celebra 20 anos de serviços prestados a Minas Gerais

Neste ano, a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) completa 20 anos de história e celebra este importante marco, nesta sexta-feira (27/10), com uma roda de conversa entre os ex-secretários da pasta e homenagem a servidores eleitos por seus colegas de setor para representá-los.  

Criada em 2003 a partir da junção das Secretaria de Recursos Humanos e Administração e a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, a Seplag-MG tem a missão de coordenar, estrategicamente, as políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do estado e, com isso, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os mineiros.  

O evento aconteceu na véspera do Dia do Servidor Público, celebrado nacionalmente no dia 28 de outubro, e teve como objetivo valorizar os servidores públicos da Seplag-MG e comemorar as duas décadas de serviços prestados a Minas Gerais. É o que a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, fez questão de enfatizar durante a sua participação.  

“Falar de 20 anos da Seplag-MG é falar de uma boa parte da vida de todos aqui, que temos um laço muito forte com essa secretaria. O que nos une é o nosso senso público, o espírito de querer fazer a mudança, de trabalhar com afinco todos os dias para transformar a vida dos mineiros e trabalhar com o propósito. Eu vejo nos servidores que trabalham aqui muita vontade de contribuir com os colegas, de ver todo mundo crescer junto e, principalmente, de ver o nosso Estado melhorar”. 

Durante o evento, também foram anunciados os servidores que venceram o concurso fotográfico do “Desafio Fotográfico – Um olhar sobre a Cidade Administrativa” e tiraram as melhores fotos da sede do Governo de Minas. 

Lucas Prates / Segov

Homenagens 

Os ex-secretários de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, ministro Antonio Anastasia, Renata Vilhena e Otto Levy, e a atual secretária, Luísa Barreto, foram homenageados durante a celebração, pela contribuição que deixaram e deixam na história da secretaria. Durante cerca de uma hora, eles falaram sobre as realizações, desafios e futuro da gestão pública em Minas Gerais, o papel da Seplag-MG neste contexto e sua evolução ao longo dos anos.  

O ministro Antonio Anastasia lembrou de quando houve a junção das secretarias para a formação atual da pasta. “Naquele momento, a ideia do governo era realizar um quadro pequeno de secretarias com pesos equivalentes, equilibrar o secretariado. E, até hoje, as entregas realizadas a partir daquele momento são consideradas referência nacional. Isso também é associado a algo que é muito característico de Minas Gerais que é o fato de termos a Escola de Governo dentro da Seplag, que gera quadros de servidores tão preparados para Minas e para o país”, observou.  

A ex-secretária Renata Vilhena foi lembrada por implementar a cultura organizacional e a forma de gerir que também é referência. “Como primeira mulher secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, não era fácil negociar orçamento, negociar com os Poderes. A junção ocorreu entre secretarias com culturas muito diferentes e, então, criamos uma nova forma de trabalhar e uma nova cultura”, lembra.  

O ex-secretário Otto Levy também relembrou o momento da estruturação da atual Seplag-MG, o que considerou algo muito correto. “Infelizmente, no Brasil a burocracia é considerada algo ruim, mas na verdade, ela controla os meios para atingir os fins. E como foi estruturada, a Seplag-MG tem essa função de garantir que os fins aconteçam em todas as secretarias de governo que têm essa função de atingir a ponta, a população”. 

Lucas Prates / Segov

História e atribuições 

O trabalho da Seplag-MG envolve a elaboração do orçamento estadual, com foco na melhoria da qualidade do gasto, a gestão de projetos estratégicos, as ações para garantir mais inovação e menos burocracia no Estado, a gestão de pessoas, incluindo carreiras, remuneração, saúde ocupacional, previdência, relações sindicais, entre outras.   

Também cabe à Seplag-MG a gestão da logística e do patrimônio do Estado, das compras públicas e da Cidade Administrativa, além do atendimento ao cidadão, serviços de trânsito e coordenação das ações de reparação socioambiental e econômica em razão dos rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana.   

Com uma gestão eficiente e o bom direcionamento dos recursos para as políticas públicas, a prestação de serviços é aprimorada, assegurando uma permanente melhoria na qualidade de vida da população. A presença da Seplag-MG na vida dos mineiros se dá em diversas áreas e por meio de várias ações que garantem o acesso a serviços públicos de qualidade e o direito à cidadania.   

Nas duas últimas décadas, a pasta esteve à frente de alguns importantes marcos para a Administração Pública no Estado, como a criação das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que centralizam serviços públicos de todas as esferas para os cidadãos, o uso do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para facilitar a gestão de documentos oficiais, melhorias na Cidade Administrativa, o aumento constante dos índices de Transformação Digital, impulsionado pela digitalização dos serviços públicos, instalação de antenas de internet 4G e telefonia em áreas rurais em Minas Gerais, entre outros.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *