A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no dia 10 deste mês, no Diário Oficial do Município, o aviso de edital de abertura para a licitação de reforma e construção do CineCarioca José Wilker – Casas Casadas. O futuro complexo de exibição, com duas salas de cinema, vai ficar em Laranjeiras, no casario que abriga a sede da RioFilme. A ação conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8/07/2022).
O edital prevê que, até 31/12, o espaço esteja pronto, considerando o prazo de 60 dias entre o anúncio da empresa vencedora da licitação e a finalização das obras. A licitação acontecerá no dia 31 deste mês, às 10h30, na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, quando será definida a proposta vencedora do certame.
Espaço será modernizado, com novo serviço de climatização e adequações de acessibilidade
A construção e a reforma de cinemas de rua é uma demanda importante do público e do setor audiovisual carioca. O edital prevê um espaço totalmente novo e modernizado, com investimentos para reforma de toda parte elétrica, hidráulica, serviços de climatização e acústica, instalação de sistema de prevenção de incêndio, modernização tecnológica, adequações de acessibilidade, com instalação de rede wi-fi, reforma e construção de instalações sanitárias, entre outras melhorias como bilhetagem e totem eletrônico, iluminação externa, reforma do jardim e da fachada.
O CineCarioca José Wilker – Casas Casadas ocupará a sexta casa do conjunto arquitetônico em Laranjeiras. O espaço já possui uma estrutura compatível com sala de cinema, e o edital prevê que seja construída mais uma no segundo pavimento. Cada uma delas terá 66 lugares, totalizando 132 assentos no complexo de exibição.
A área total do equipamento é de 897,12 metros quadrados, que serão divididos entre as salas de cinema e outros espaços de convivência e de ampla programação cultural, com previsão de funcionamento 361 dias por ano, de acordo com o edital.
Anexo às salas de cinema será construído o Espaço José Wilker, que abrigará um memorial com itens pessoais do ator que morreu no Rio de Janeiro em 5/04/2014 e construiu no cinema, na TV e no teatro uma sólida carreira, sendo consagrado como um dos maiores atores de sua geração. A reforma prevê também a construção de um espaço multiuso que poderá ser ocupado com lançamento de filmes, entre outros eventos culturais.
Histórico do equipamento
As Casas Casadas são uma construção que data entre 1874 e 1880, tombada em 1979 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e posteriormente pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). O espaço é uma das construções mais representativas e originais da cidade, sendo o único remanescente do tipo de residência multifamiliar, que antecede os edifícios residenciais atuais.
O imóvel foi adquirido em dezembro de 1994 pela Prefeitura do Rio, que promoveu sua restauração, concluída em 2004, quando passou a abrigar a sede da RioFilme, empresa criada em 1992 pela Prefeitura do Rio, que desempenha papel fundamental na revitalização do cinema nacional, através de investimentos para o fortalecimento e a promoção do setor audiovisual carioca. À época, o presidente da empresa era o ator José Wilker, um dos mentores da iniciativa para que o espaço fosse recuperado e entregue à população, como sede da empresa. Wilker, que nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 1946, presidiu a RioFilme por cinco anos, entre 2003 e 2008.