NOTÍCIAS

Prefeitura de Cuiab | Gesto Emanuel Pinheiro aumenta volume da coleta seletiva em Cuiab em 289% em um ano de trabalho

Por meio de um trabalho planejado e com ações contínuas de fortalecimento, a Prefeitura de Cuiabá conseguiu aumentar em 289% o volume de coleta seletiva na capital. De acordo com levantamento da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em um ano, a quantidade de materiais recolhidos saltou de 1.131 toneladas para 4.399 toneladas.

O serviço de coleta seletiva é realizado em conjunto com quatro cooperativas de reciclagem, que alcançam, diariamente, em cerca de 89 condomínios, empresas privadas, além de algumas comunidades. O Município possui, neste momento, parceria com a Coopemar, Acamarc, Coorepam e CoopUnião.

“Somente neste ano, nossa equipe já visitou quase 30 condomínios e residenciais interessados em adotar a coleta seletiva. Muitos deles já estão com o trabalho em andamento e outros também seguirão esse caminho. É um processo contínuo, potencializado pela gestão Emanuel Pinheiro, e que vamos levar para toda cidade”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O crescimento do volume de materiais coletados é fruto da inicialização de um plano de fomento à coleta seletiva. Entre as ações que ajudam neste resultado estão, por exemplo: a entrega de quatro caminhões às cooperativas, com motoristas e coletores; aluguel de barracões para operação; e disponibilização de maquinários de limpeza.

Somado a isso, a metodologia de implantação do serviço também possui papel de destaque. O processo coordenado pela Limpurb passa pela atuação da equipe de educação ambiental, mediação entre os beneficiados e as cooperativas, e ainda definição da frequência da prestação do serviço.  

AÇÕES CONJUNTAS

Garantir um tratamento adequado ao lixo produzido em Cuiabá tem sido uma política contínua da gestão Emanuel Pinheiro. Desde 2017, diversas ações foram implementadas na rotina da cidade, avançando da tradicional coleta domiciliar “porta a porta” para atividades que potencializam o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Em seis anos, ao menos dez iniciativas inéditas foram implantadas. A lista possui, por exemplo, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que ajuda no planejamento, pelos próximos 20 anos, de ações voltadas aos cuidados com resíduos sólidos. Veja as ações desenvolvidas:

– Atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

– Desativação do aterro sanitário (cerca de 30 anos funcionando incorretamente)

– Licitação para implantação do Ecoparque Pantanal

– Balsa Ecológica

– Lixeiras subterrâneas

– Renovação da frota de caminhões da coleta domiciliar

– Caminhões para coleta seletiva

– Quase 50 Pontos de coleta de vidro

– Recicla Cuiabá (pontos de coleta de recicláveis)

– Criação do programa Cata-treco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *