NOTÍCIAS

Cidade do Rio sediará Startup20, fórum de tecnologia e inovação ligado ao G20 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vista do Rio de Janeiro – Arquivo / Prefeitura do Rio

O Rio de Janeiro sediará, em abril de 2024, o principal encontro do Startup20 Brasil, evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, promovido pelo grupo oficial de engajamento de Startups no G20 – grupo das vinte maiores economias do mundo. Durante o encontro, estarão na cidade representantes de startups, agentes públicos, setor privado e referências de inovação em todo o mundo. A programação contará com painéis sobre inovação e empreendedorismo e também com visitas técnicas a hubs de inovação, universidades e centros de pesquisa cariocas.

– Estamos muito felizes por sediar um encontro que trata de inovação e empreendedorismo, uma das vocações do Rio de Janeiro. A inovação está no nosso DNA. Durante o evento, teremos a oportunidade de apresentar ao mundo o cenário das startups cariocas e, ao mesmo tempo, formar uma aliança poderosa para impulsionar o crescimento do ecossistema de tecnologia e inovação aqui no Rio e no Brasil – afirmou Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20 e coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, a iniciativa mostra o fortalecimento da cidade do Rio como hub de inovação:

– Estamos colhendo os frutos de um trabalho diário, que começou lá atrás como uma ideia: transformar a cidade na capital da inovação e tecnologia da América Latina. Vamos mais uma vez estar no centro das discussões de temas tão relevantes, para hoje e para o futuro.

O Startup20 é um grupo oficial de engajamento de Startups no G20. Atua como articulador de
diálogo do ecossistema global de tecnologia com objetivo de levantar as preocupações
macroeconômicas aos líderes do G20.

– O G20, que terá presidência brasileira no ano que vem, será a maior janela de oportunidade da história para o setor de pequenas e médias empresas e startups. Será o momento ideal para mostrarmos que tanto a cidade quanto o nosso país são o futuro da inovação mundial, e também assumir a vanguarda do empreendedorismo e tecnologia – afirma Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

O Startup20 terá três encontros no Brasil. A primeira reunião será em um dos estados da Amazônia, em fevereiro de 2024. A segunda reunião ocorrerá no Rio, em abril, e a última será em São Paulo, em junho.

De acordo com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a presença da Startup20 no Rio de Janeiro é um catalisador para o mercado de inovação.

– Ao sediar esse encontro, nossa cidade se torna um pólo atraente para investidores e empreendedores. As discussões e colaborações no âmbito do G20 estimulam a troca de ideias e a busca por soluções, impulsionando o ecossistema local e fomentando a captação de investimentos que podem alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. É uma oportunidade ímpar para mostrar ao mundo o potencial do Rio de Janeiro.

O G20 Brasil 2024 será o principal fórum de cooperação econômica internacional, composto por 19 países e a União Europeia, que representam cerca de 85% do PIB global.  Para preparar a cidade para o encontro dos líderes e chefes de estado do G20, que será nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Municipal de Organização do G20, órgão de coordenação ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito. O Comitê Rio G20 é responsável por coordenar as atividades municipais e eventos relacionados à presidência do Brasil do G20 – a partir de 1º de dezembro de 2023 – e à reunião de cúpula do grupo econômico.

Categoria:

  • 7 de outubro de 2023
  • Marcações: G20 Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Startup20

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *