NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Saúde participa do 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS

Subass / SES-MG


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Acesso aos Serviços de Saúde (Subass), marcou presença no 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no Sistema Único de Saúde (SUS), que ocorreu entre os dias 2 e 3/10. O evento, realizado em São Paulo, teve como objetivo principal acelerar a implementação de inovações no sistema público de saúde e ampliar o acesso da população brasileira à saúde.

A transformação digital no campo da saúde tem influenciado na organização da saúde pública. A utilização de novas ferramentas digitais e o processamento de dados têm desempenhado um papel importante na melhoria dos sistemas de saúde em todo o mundo. Entre as principais tendências da saúde digital estão os registros eletrônicos, o uso de dados de saúde populacional para a implementação de políticas públicas e a expansão do acesso à saúde por meio de plataformas de telessaúde.

O simpósio reuniu gestores, pesquisadores e profissionais de saúde, sendo um espaço ideal para a apresentação de experiências bem-sucedidas no SUS relacionadas à transformação digital. O evento contou com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).

Integrantes da equipe da Subass participaram com dois trabalhos inscritos. Um deles foi o Painel do Acordo do Fundo Estadual de Saúde, disponibilizado por meio de uma ferramenta de Business Intelligence (BI). “O painel oferece uma visão abrangente dos acordos financeiros da saúde pública, permitindo o planejamento de ações, a otimização dos processos e o fortalecimento da transparência e accountability no uso dos recursos públicos”, explica Nilcilene de Oliveira, técnica da Diretoria de Estratégias em Regulação Eletiva (Dere) da Subass.

O trabalho foi desenvolvido como parte de seu mestrado em Telemedicina e Telessaúde na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “O painel baseia-se em relatórios extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) e é atualizado mensalmente pela equipe da Subsecretaria de Gestão e Finanças”, aponta.

Além disso, o BI não se limita aos dados financeiros, mas também será utilizado para o levantamento de informações relacionadas à Lei Complementar nº 171/2023 e outros atos normativos pertinentes, permitindo aos gestores municipais verificar políticas de saúde e garantir o uso eficaz dos recursos.

O segundo trabalho é um projeto da Superintendência de Contratação e Processamento de Serviços de Saúde (SCP), com participação maior da equipe da Diretoria de Processamento de Produção de Média e Alta Complexidade (DPP). “Eu e o Dimas Marques, técnico da DPP, nos inscrevemos como autores, pois havia limitações para submissão do trabalho. Outra razão foi que coordenamos o projeto para entrega do produto. Mas com certeza o projeto foi realizado a muitas mãos, e toda a equipe foi parte desta experiência”, comenta Letícia Marinho, assessora da Superintendência de Contratação e Processamento de Serviços de Saúde (SCP).

A pandemia de covid-19 ressaltou a importância da transformação digital na resposta rápida dos sistemas de saúde pública a surtos de doenças infecciosas. “O dashboard de financiamento e monitoramento das ações da SES-MG no combate à pandemia, apresentado no evento, visa aprimorar a capacidade de resposta, proporcionando acesso ágil a informações, monitoramento em tempo real e tomada de decisões embasadas em evidências”, afirma ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *