NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Hospital Cristiano Machado aumenta número de procedimentos cirúrgicos

Fhemig / Divulgação


O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), registrou um aumento no número de pequenos procedimentos cirúrgicos oferecidos à população de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Somente em agosto deste ano foram realizados aproximadamente 500 atendimentos, 180% a mais em relação ao mês anterior e 230% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado.

“Aumentamos nosso quantitativo de médicos cirurgiões e conseguimos atender muito mais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são encaminhados pelo município. Nossa meta é mantermos esses números e continuarmos prestando um atendimento de qualidade à população sabarense”, afirma a diretora do hospital, Andreza Conceição Lopes Vieira Sete.

De acordo com a enfermeira coordenadora da unidade cirúrgica, Natália Santiago Cerqueira Lima, são procedimentos simples, com anestesia local, sem necessidade de internação. “Retirada de nódulo, reconstrução do lóbulo da orelha, desbridamento de feridas (retirada cirúrgica da necrose da ferida), cauterização de verrugas e extração de tumor de pele com biópsia são alguns dos mais realizados”, explica.

Para isso, o HCM conta com uma equipe de enfermagem capacitada e médicos especialistas, que atendem de segunda à sexta-feira.

Eficiência

Patrícia Soralick foi encaminhada pela secretaria de saúde de Sabará, no primeiro semestre deste ano, para realizar a remoção e biópsia de duas pintas. “Foi tudo muito rápido. Em menos de um mês após a consulta na unidade foi agendada minha cirurgia. Tive todo o esclarecimento para me sentir segura. Fui muito bem assistida, desde o preparo psicológico sobre o porquê da realização do procedimento, durante a cirurgia e no pós-cirúrgico. As remoções foram impecáveis, deixando uma marca bem discreta, quase imperceptível. Após 30 dias, pude buscar o resultado da minha biópsia. Posso afirmar que o hospital possui estrutura, atendimento, suporte e profissionais de alta qualidade! E isso faz toda a diferença”, conta.

Janice Ribeiro Nobre também só tem elogios ao serviço. Ela passou por dois médicos no ambulatório e por um procedimento de desbridamento e biópsia da ferida que possui há muitos anos e já nota resultado. “Tenho essa ferida na perna há 23 anos. Já passei por vários tratamentos e o problema nunca foi resolvido. Depois que iniciei o acompanhamento aqui no Cristiano Machado, há cerca de três meses, e passei pelo procedimento, já tive uma grande melhora e não tenho sentido mais dor. Só tenho a agradecer à equipe do HCM”.

Perfil Assistencial

O Hospital Cristiano Machado está localizado no bairro Roças Grandes. A unidade ainda atua como retaguarda do Hospital João XXIII, para casos neurológicos que necessitam de internações de longa permanência e reabilitação. O atendimento no HCM é oferecido somente por meio de encaminhamentos de outras unidades da própria Fhemig e pelo SUSFácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *