NOTÍCIAS

Primeira turma do Rio + Cursos 50+ tem formatura na quadra da Estácio de Sá – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Formatura da primeira turma do Rio + Cursos 50+ – Divulgação

“Aprendi a botar preço na minha mercadoria. E a não ter vergonha de vender as coisas lindas que faço e a botar o meu sorriso para fora”. Com esse depoimento, a artesã Djanira de Jesus, de 59 anos, resumiu nesta sexta-feira (29/09) as lições que aprendeu no Rio + Cursos 50+, na quadra da Estácio de Sá, na Cidade Nova. Ao lado de outros alunos, a mulher, que confecciona sandálias, recebeu o certificado por sua participação no curso de empreendedorismo promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a agência Besouro. Ao longo de toda a semana, foram oferecidas aulas gratuitas de formação para o empreendedorismo na primeira turma do Rio + Cursos 50+, com a participação de 16 alunos.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes, novas turmas serão abertas, e os alunos formados no primeiro curso terão acompanhamento por três meses da secretaria e da Besouro, agência de fomento social parceira, para a evolução das suas iniciativas empreendedoras. Representando o secretário Everton Gomes no encerramento do curso, o subsecretário de Trabalho e Qualificação, Luiz Carlos Serafim, entregou os certificados aos formandos.

– Com o acompanhamento de 90 dias, vamos avaliar a aplicação na prática dos temas ensinados durante as aulas, como perfil da marca, formação de preço, divulgação e gestão de equipes. Essa consultoria, totalmente gratuita, ajudará na efetividade da iniciativa – explica Serafim.

Uma das participantes dessa primeira turma, Aciara Amaral, de 66 anos, que faz bolsas com material reciclado de guarda-chuvas usados, diz que o curso trará frutos para o seu negócio.

– Quando você vem pra cá, está cru. Com o passo a passo, muita explicação e muito cuidado, aprendemos bastante – comemora Aciara, que elogiou o módulo sobre educação financeira do curso.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda negocia, agora, a continuidade do Rio + Cursos 50 + em outros locais da cidade. A ideia é repetir a iniciativa em quadras de outras escolas de samba, recebendo mais alunos.

Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Rio + Cursos 50+ Trabalho e Renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *