Cerca de 600 pessoas, entre crianças e adultos, participaram, na tarde desta sexta-feira (29), do evento gratuito “Plataforma 9 ¾: Um retorno a Hogwarts”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. O público pôde adentrar o mundo mágico de Harry Potter, criado pela autora britânica JK Rowling, por meio de atividades lúdicas.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
A programação gratuita contou com Quiz das Casas, Oficina de Varinhas, Corujal, Aula de Herbologia, Xadrez Gigante e Concurso de Melhor Fantasia, em um ambiente todo decorado, inspirado na saga de livros de Harry Potter, que vem encantando inúmeras gerações de leitores, há mais de 20 anos.
A diretora de área da Secretaria de Cultura, Fabiana Campolim, responsável pelas Bibliotecas Municipais de Sorocaba, explica que, às sextas-feiras, atividades culturais são realizadas na Biblioteca Municipal, com o intuito de oferecer uma programação diferenciada ao público, atraindo as famílias ao local, além de incentivar o gosto pela leitura. “Às sextas-feiras, realizamos programações especiais, como essa, e que funcionam ‘como multiverso’: a gente abre o livro e ‘transporta’ para a vida real, aqui na Biblioteca”, enfatiza. “Os livros de Harry Potter são os mais procurados em nossas Bibliotecas Municipais de Sorocaba, então, nada mais justo do que a gente abrir esse livro para a vida real”, explicou.
Os fãs tiveram a oportunidade de participar de uma Oficina de Confecção de Varinhas, produzidas com bambus. Já, no Corujal, crianças e adultos tiveram um ambiente Instagramável (para fotos) do universo Harry Potter. Além disso, um concurso de melhor fantasia premiou os vencedores com doces e varinhas temáticas.
Na “Aula de Herbologia”, que, no universo Harry Potter, é o estudo mágico das plantas, os participantes puderam descobrir as propriedades medicinais e as formas de extração do princípio ativo das plantas, como, por exemplo, do hortelã e da losna, com a equipe de Educação Ambiental da Sema.
A estudante Manuela Scatena Brançan, de 13 anos, estava muito animada durante o evento. “É uma atividade bem legal. Tem vários fãs e todo mundo tem conhecimento, ou pode aprender mais aqui, sobre esse universo”, relatou. Já, a aposentada Cida Vaz elogiou a estrutura do evento. “Eventos, assim, devem ser constantes”, enfatizou.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.