NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio anuncia projeto de segurança com painéis interativos em estação do VLT Carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Abrigo Amigo, instalado na parada Santos Dumont do VLT – Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (25/09) o programa Abrigo Amigo, iniciativa que prevê a instalação de painéis interativos nas estações do VLT Carioca. A ferramenta entrou em operação em fase de testes na parada Santos Dumont com o objetivo de aumentar a segurança nos pontos, principalmente para o público feminino, além de garantir companhia a quem estiver sozinho nesses locais, entre 20h30 e meia-noite e meia. A ação é uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia.

No Abrigo Amigo o passageiro poderá acionar um botão virtual para iniciar a interação por videochamada, em tempo real, até o momento de embarque no trem. A ferramenta ficará disponível nos painéis eletrônicos de publicidade já existentes, que serão identificados, contarão com câmeras, microfones e estarão conectados a uma central de atendimento, com equipe devidamente treinada. Caso alguma necessidade seja identificada, o Centro de Controle Operacional do VLT será contatado e poderá solicitar apoio das autoridades.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, acompanharam o lançamento e testaram o equipamento.

– A cidade do Rio já tem se destacado nessas iniciativas, nesse atendimento ao público feminino, a pessoas em situação de emergência. O Abrigo Amigo nos pontos de VLT torna o ambiente mais seguro, ele inibe crimes, violências e  agressividades. É  uma garantia de segurança para as pessoas que transitam nas vias públicas e utilizam o sistema VLT – disse Szafran.

Para Joyce Trindade, a iniciativa faz parte da cultura da cidade de pensar em alternativas à segurança das mulheres:

– Sabemos que a sensação de segurança ainda é um desafio muito grande para a mulher, principalmente à noite. Testei o equipamento e me senti segura, eles gravam a gente, tem um diálogo superconfortável, para que a mulher possa ter um abrigamento, em um lugar em que ela realmente possa falar “estou bem” e chegar em casa em paz.

Para o presidente do VLT Carioca, Andre Costa, a ferramenta permite a entrega de um serviço cada vez mais seguro e confortável ao usuário:

– Essa parceria de fato vai entregar um novo VLT Carioca à população do Rio e aos demais clientes, turistas. Usamos a  tecnologia para trazer mais conforto, segurança e informação ao público. É algo que vai agregar mais valor e contribuir para quem precisa se deslocar no Centro da cidade.

A inauguração ocorreu na parada Santos Dumont, e a previsão é que, até o fim do ano, outras nove também tenham o novo aparato: Candelária, Antônio Carlos, Carioca, Sete de Setembro, Saara, Colombo, São Bento, Parada dos Museus e dos Navios.

O projeto que chega ao Rio já está em funcionamento em Campinas e São Paulo.

– É um passo importante, não só olhando para a nossa crença de transformação da cidade, mas principalmente pela questão social, em relação às mulheres que esperam os ônibus, no caso aqui o VLT, sozinhas, à noite, em locais como o Centro da cidade que, eventualmente, têm um ambiente mais hostil para elas. Estamos trazendo  tecnologia e companhia para essas mulheres, até que o próximo VLT chegue à estação – disse o CEO da Eletromídia, Alexandre Guerrero.

Categoria:

  • 25 de setembro de 2023
  • Marcações: CCPar Centro do Rio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Santos Dumont VLT Carioca

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *