NOTÍCIAS

Centro Lucy Montoro completa 12 anos em São José

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos, referência para 12 municípios do Alto Vale do Paraíba e Litoral Norte, comemorou 12 anos de atividade nesta sexta-feira (22).

O Lucy atua na atenção à saúde das pessoas com deficiência física transitória ou definitiva e que precisam de reabilitação. Além do tratamento da parte física, o paciente recebe atendimento psicológico e social. O Centro fornece cadeira de rodas, talas e próteses para os pacientes em tratamento na unidade.

Em 12 anos, o volume de atendimento passou de 1.195 em 2011 para 40.417 em 2022. De janeiro a agosto deste ano, já foram feitos 27.907 atendimentos, entre consultas médicas, atividades multiprofissionais de reabilitação e entrega de órteses e próteses.

“Fazer parte da equipe do Lucy Montoro de São José é uma honra. Estamos há 12 anos reabilitando vidas e fazendo a diferença para as pessoas com deficiência e suas famílias”, afirmou a médica Maria Angélica Ratier Jajah Nogueira, diretora técnica do Lucy.

Tratamento

Luciano dos Santos Junior teve alta do Lucy na sexta-feira (22), depois de 4 meses de tratamento. “Cheguei aqui buscando ter independência, fazer as coisas sozinho, e consegui”, disse.

Ele sofreu uma lesão na coluna que fez com que ele perdesse o movimento das pernas. “O tratamento foi excelente, quando cheguei não conseguia sequer me transferir da cadeira de rodas para a cama. Hoje faço tudo, até visto sozinho”.

Luciano também recebeu atendimento psicológico. “Isso foi muito bom, convivi com pessoas que estão em situações parecidas com a minha e me confortou. Encerro meu tratamento muito melhor do que quando comecei”, afirmou.

O Lucy Montoro é uma unidade do governo do Estado, gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *