NOTÍCIAS

Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo em Mandacaru atende a 300 candidatos a vagas de trabalho

A sexta edição do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, realizada, nesta quinta-feira (14), na Escola Municipal Violeta Formiga, em Mandacaru, resultou em 300 atendimentos a candidatos a vagas no mercado de trabalho. O evento, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), também registrou 83 participações nos três cursos de capacitação realizados ao longo da manhã.

O prefeito Cícero Lucena participou da abertura desta sexta edição. “Depois de termos promovido mais uma grande edição do Feirão no Espaço Cultural, em maio passado, seguimos com esse formato itinerante nos bairros. Já passamos por Mangabeira, Valentina, Alto do Mateus, e chegamos agora a Mandacaru. O projeto traz oportunidades para perto de pessoas que, às vezes, não têm sequer dinheiro para pegar um ônibus e ir atrás de emprego. Com iniciativas como essa, seguimos empenhados em gerar emprego e melhor distribuir a renda da cidade”, destacou.

Kaline Ferreira da Silva, de 20 anos, reside em Mandacaru. Ela foi a primeira candidata a chegar à escola, para garantir atendimento nos guichês do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP). “Eu fazia faxina em empresas e casas, mas sem carteira assinada. Estou parada há seis meses. Vim aqui em busca de uma oportunidade. Queria uma vaga como auxiliar de limpeza”, disse.

Kaline estava acompanhada pela amiga Karla Janayna, que também almejava uma vaga. “Já trabalhei como copeira em maternidade, auxiliar de serviços gerais e babá. Há quatro anos estou parada, só fazendo bico como faxineira. O que tiver para trabalhar, estou abraçando”, falou.

Encaminhamentos – Algumas empresas estiveram presentes no Feirão, já fazendo entrevistas prévias. Luciane Martins da Silva foi uma das candidatas atendidas. Ela recebeu encaminhamento para uma vaga no setor de frios e laticínios de um supermercado. “Fui recebida pela equipe deles aqui mesmo. Conversaram comigo e, na próxima segunda-feira, entrarão em contato para marcar uma nova etapa. Estou esperançosa”, comentou.

Capacitações – O Feirão também disponibilizou três capacitações profissionais gratuitas: Iniciação à Logística, Operador de Caixa e Vendas para o Varejo. Fabiano Santos foi ao evento focado nas vagas de emprego, mas aproveitou para participar de um curso. “Já trabalhei com logística e quero muito uma oportunidade na área. Quando soube da capacitação, corri para me inscrever. Conhecimento nunca é demais. E aqui pude me atualizar”, contou.

O evento ainda contou com plantão de orientação da Sala do Empreendedor, destinado a quem está tocando o próprio negócio ou deseja começar a empreender.

Sucesso – Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, Vaulene Rodrigues, a edição itinerante do Feirão em Mandacaru foi mais um grande sucesso. “Prospectamos vagas de emprego para mais de 60 funções. Muitas delas, não exigiam experiência. Capacitamos e orientamos empreendedores. E ficamos felizes por, mais uma vez, a população ter atendido ao nosso chamamento, e aproveitado tantas oportunidades oferecidas. Com esse projeto, movimentamos os bairros da região, contribuindo para o fomento do mercado local, a economia local, os empreendedores e os trabalhadores”, comemorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *