NOTÍCIAS

Comlurb prepara operação de limpeza para saída de blocos no fim de semana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Comlurb preparou uma operação especial de limpeza para o carnaval de rua no fim de semana (28 e 29/01), devido às apresentações dos blocos oficiais. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos, com 456 desfiles em todas as regiões da cidade. A Zona Sul recebe no sábado (28/01), a partir das 9h, o bloco Chame Gente, que desfila com um trio elétrico pela Praia de São Conrado. Serão disponibilizados 100 contêineres de 240 litros e 40 caixas metálicas de 1.200 litros por todo o trajeto. Ainda no sábado, mas na parte da tarde, a área da Grande Tijuca recebe dois blocos, o Nem Muda nem Sai de Cima, que se concentra às 16h na Avenida Maracanã 838, e o bloco Seu Kuka É Eu, que se concentra às 16h na Praça Professor Francisco D’Auria e sai pelas ruas do Grajaú.

No domingo (29/01), mais dois blocos vão mobilizar os foliões: Unidos do Rego Barros, que se concentra às 16h no Santo Cristo, e o Bloco Só Caminha, que sai a partir das 12h na Praça dos Leões, no Humaitá. A companhia vai trabalhar com um efetivo de 72 garis e 12 agentes de limpeza urbana, que vão contar com apoio de duas varredeiras de grande porte, e três pipas d’água e três vans motobomba para lavagem hidráulica das vias com água de reuso e uma mistura de hipoclorito e detergente. Todos os pontos de passagem dos blocos vão contar com contêineres de 240 litros para que os frequentadores façam o descarte correto de seus resíduos.

A folia também vai marcar presença na região da Barra da Tijuca no fim de semana, com a apresentação de dois blocos, ambos na orla da Avenida Lúcio Costa, do Posto 5 ao Posto 3. No sábado, sai o bloco Soul da Gama, com concentração a partir das 14h, e, no domingo, o Me Chama, que vai se concentrar às 9h. O efetivo da companhia é o mesmo para os dois dias: 20 garis e cinco supervisores de serviço, que vão trabalhar com apoio de um caminhão compactador para remoção dos resíduos recolhidos, uma varredeira de grande porte para a limpeza da pista de rolamento, uma varredeira de médio porte para a limpeza da ciclovia e três sopradores. Em todo o trecho de passagem dos blocos serão disponibilizados 50 contêineres.

A presença da Comlurb nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

Limpeza durante todo o carnaval

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Entorno do Maracanã terá interdições para jogo entre Fluminense e Botafogo

27 de janeiro de 2023

Ordem Pública abre inscrições para as baianas do acarajé trabalharem no entorno do Sambódromo

27 de janeiro de 2023

Ronda Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva na região central da cidade

27 de janeiro de 2023

Prefeito participa do anúncio de novo residencial no Porto Maravilha

27 de janeiro de 2023

Comlurb vai fazer a limpeza após ensaios técnicos do fim de semana no Sambódromo

27 de janeiro de 2023

< Voltar