NOTÍCIAS

Prefeitura de João Pessoa encerra ciclo de capacitação para artesãos com oficina de fotografia

Economia Criativa

Prefeitura de João Pessoa encerra ciclo de capacitação para artesãos com oficina de fotografia

22/11/2022 | 20:00 | 30

A Prefeitura de João Pessoa encerrou, na tarde desta terça-feira (22), a quarta fase do Ciclo de Capacitação para Artesãos. A programação foi concluída com a oficina ‘Como fotografar o seu produto’, que aconteceu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Bairro dos Estados. A atividade reuniu dicas básicas, rápidas e acessíveis de como usar o celular para registrar imagens dos produtos criados pelos artesãos, para que sejam publicadas, em especial, nas redes sociais.

O ciclo foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio dos programas Eu Posso Aprender, responsável pelas capacitações; e Eu Posso Criar, voltado para o fomento da economia criativa. Ao todo, aconteceram quatro etapas, com oficinas oferecidas gratuitamente aos profissionais que atuam no artesanato na cidade.

O facilitador da oficina desta terça-feira foi o designer Kléber Barros. Segundo ele, ter uma imagem de qualidade, que mostre as peças criadas pelos artesãos, é primordial para a divulgação e comercialização dos produtos.

“O celular, hoje, é um recurso tecnológico que traz muitas possibilidades para quem consegue explorá-lo. Por isso, na nossa oficina, entramos na parte técnica do aparelho e trouxemos noções de iluminação, mostrando como valorizar o produto controlando a luz e a sombra. Também falamos sobre composição de cenário. E tudo isso estimulando que o artesão fotografe seu produto da melhor maneira possível, com os recursos que tem em casa”, disse.

Prática – A artesã Cláudia Medeiros esteve entre as participantes da atividade. Há mais de 15 anos, ela produz e comercializa biscoitos e pães. “Divulgo nas redes sociais, mas muito mal. Não entendia essa questão de luz, enquadramento, composição de cenário. Até vi vídeos na internet sobre isso, mas era muito superficial. Aqui, com a possibilidade de tirar dúvidas com o professor, foi tudo diferente. Fiz vários testes durante a aula e, quando chegar em casa, já quero fazer muito mais. Vou renovar tudo no meu Instagram”, contou.

De acordo com ela, a oficina trouxe um novo olhar sobre antigas práticas. “Quando temos esses profissionais altamente capacitados nos trazendo tantas informações, acaba nos despertando novas experiências e fazendo com que coloquemos todos os conhecimentos em prática. Aqui pudemos aprender e praticar. E, executando, fixamos o aprendizado de forma muito mais rápida”, acrescentou.

Sucesso – Embalada por depoimentos como o de Cláudia, a diretora de Economia Criativa da Sedest, Marianne Góes, destacou que o programa de capacitação de artesãos foi um grande sucesso. “Tanto, que iniciamos com a ideia de promover apenas um ciclo com três oficinas e acabamos realizando quatro ciclos”, revelou.

O feedback dos artesãos que participaram das atividades foi contribuindo para moldar a programação oferecida. “Fomos trabalhando em conjunto, inclusive, fazendo pesquisas de opinião para saber como os participantes estavam recebendo o que estávamos oferecendo e ouvindo o que eles queriam nos outros ciclos. Foi tudo muito natural e colaborativo, assim como deve ser uma ação de economia criativa”, falou.

A experiência criada pela Sedest agradou não apenas os artesãos locais. Ainda de acordo com Marianne, o projeto da Prefeitura de João Pessoa tem se tornado referência para outros municípios. “Fomos procurados por algumas prefeituras para levarmos o programa para outras cidades, contando com o apoio do Sebrae. Isso nos deixa muito felizes, pois o projeto tem o pioneirismo de João Pessoa, mas vem rompendo barreiras, afinal, estamos  aqui falando sobre o artesanato paraibano”, destacou.

Programação – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início em maio passado. Na programação das quatro etapas realizadas, estiveram oficinas sobre mídias sociais: como vender na internet; fotografia; identidade visual; posicionamento de marca; precificação e oratória. As atividades devem continuar em 2023.