NOTÍCIAS

Programação educativa sobre mobilidade para setembro inclui ações da Semana Nacional de Trânsito – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), divulga a programação completa de atividades educativas para o mês de setembro, composta por 35 atividades e abrangendo 17 temáticas diferentes. O destaque fica para o calendário especial voltado à Semana Nacional de Trânsito, realizado em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, que ocorrerá de 18 a 25 de setembro, com 11 ações variadas.

As atrações programadas, ao longo de todo o mês em pontos estratégicos da cidade, são: “Faixa Viva – Cones”, Faixa Viva – Mímicos”, “Ciclista x motorista – Blitz”, “Limite de velocidade – Pit stop”, “Motociclista seguro – Blitz”, “Motociclista seguro – Entrega segura”, “Sinalize, dê seta! – Blitz”, “Cadeirinha/cinto – Blitz”, “Vagas preferenciais – Blitz”, “Álcool x direção – Garrafa”, “Trânsito seguro – Sinalize, dê seta!” e “Celular – Emoji”.

Também haverá: “Teatro – Deu ruim”, “Teatro – Xô, acidente!”, “Palestra – Educação para o trânsito” e “Fantoche – Superamarelinho”, cujas atividades serão realizadas em escolas da cidade, dirigidas aos alunos. A exceção será nesta sexta-feira (2), quando o espetáculo “Fantoche – Superamarelinho” será apresentado na Biblioteca Municipal de Sorocaba, localizada no Paço Municipal, das 14h às 16h, aberto ao público.

Nesta semana, ainda, na quinta-feira (1), haverá blitz para conscientizar sobre o uso adequado das vagas preferenciais, que ocorrerá das 9h às 11h, na Rua Profª. Ossis Silvestrini Mendes, 130, no Jardim Santa Rosália. Na mesma data, das 13h30 às 15h30, a equipe de arte-educadores da Semob estará no Terminal do BRT, que fica na Avenida Itavuvu, 1.776, Jardim Maria Antônia Prado, para orientar pedestres e motoristas sobre o uso correto da faixa de travessia.

 

Semana de Trânsito

A abertura oficial das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito em Sorocaba será realizada no dia 18 de setembro, das 8h às 12h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. “Estamos definindo uma ampla programação para esta data, com o apoio da iniciativa privada. Entre outros destaques, haverá simulado de atuação das equipes técnicas em situação de acidente de trânsito, exames de saúde, teatro educativo para as crianças, pintura, brincadeiras e muito mais”, adianta a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Serão promovidas ações diárias, com destaque para 22 de setembro, data em que é comemorado o Dia Mundial sem Carro. Na ocasião, uma blitz educativa ocorrerá na Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, das 9h às 11h, para evidenciar a importância de manter o distanciamento adequado entre os ciclistas, colaborando para um trânsito sempre mais seguro. “Vamos aproveitar, também, para oferecer uma série de serviços no parque, em parceria com as secretarias municiais, autarquias e parceiros. A bicicleta é um meio de transporte 100% limpo e que ainda promove a prática de atividade física”, destaca a gerente.

Para o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, a expectativa é de ampla adesão da população às ações educativas nesta semana especial do mês. “No ano passado, perto de quatro mil pessoas foram atendidas na cidade, no decorrer das atividades da Semana Nacional de Trânsito. Desta vez, esperamos a mesma receptividade do público, seja de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas”, fala.

Urbes e Semob realizam, de forma permanente, atividades educativas para o trânsito, gratuitas e de forma permanente, em diversos pontos da cidade, além de nas escolas, entidades e empresas. Os interessados em solicitar essas ações podem acessar o site: www.urbes.com.br. Depois, basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de solicitação.

“As ações educativas para o trânsito são fundamentais na conscientização sobre o papel de cada um na mobilidade urbana da cidade, tendo as atividades como ponto forte a segurança viária de todos”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O calendário completo das ações educativas de trânsito para o mês de setembro pode ser conferido abaixo, assim como nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). O agendamento de palestras e teatros, para os meses de outubro em diante, já está aberto e pode ser feito pelo site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento.