NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba inaugura viaduto de acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães – Agência de Notícias

Com a presença de autoridades do município e de familiares e amigos do homenageado, a Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (6), o Viaduto denominado “Marcos Jacob”, localizado sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte. O ato oficial contou com o descerramento da placa e o corte da fita inaugural.

Com 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, o novo dispositivo de mobilidade conta com quatro pistas de tráfego, que já estão liberadas para o trânsito, interligando as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães, além de iluminação com tecnologia de LED.

“É uma alegria muito grande estar aqui, na inauguração desta obra tão importante, que reflete o desenvolvimento e o bom momento que nossa cidade está vivendo, obtendo reconhecimento pela Revista ISTOÉ como a 13ª melhor cidade do Brasil para se viver”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. O Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba, foi responsável por todo o gerenciamento da construção do novo viaduto, que é uma das obras mais importantes já realizadas até hoje pelo Poder Público municipal. A melhoria faz parte do programa “Sorocaba tem Pressa”, promovido pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.

O empreendimento foi executado pela empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda., contratada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de licitação. O valor total do investimento foi de R$ 22,2 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). “É com muita alegria que entregamos uma das maiores obras já feitas na cidade de Sorocaba, financiada pelo CAF. É um legado que estamos deixando, que trará ainda mais desenvolvimento para a Zona Norte e toda a Sorocaba, otimizando o fluxo de trânsito dessa região. Agradeço o prefeito por esta grande oportunidade”, declarou a coordenadora do CADI, Jéssica Pedrosa.

O novo viaduto vai agilizar os deslocamentos na região, inclusive, o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães, agora, é direto, sem passar pela Avenida Itavuvu. A solenidade contou, também, com a participação do colombiano Jaime Holguín, representante do CAF no Brasil, que enviou sua mensagem por meio de um vídeo gravado, transmitido no evento solene, o qual enfatizou essa importante parceria do Município com a instituição internacional, para melhorar a qualidade de vida da população sorocabana.

“Parabéns prefeito por mais essa obra importantíssima entregue à cidade. Agradeço à Jéssica Pedrosa e toda a equipe do CADI por essa obra tão importante para a mobilidade urbana. Tínhamos um desafio muito grande aqui, na Avenida Itavuvu, com um sistema semafórico muito complexo, que tínhamos que adaptar todos os dias, para receber o fluxo viário e fazer essa interligação com a Zona Industrial. Com o novo viaduto, a ligação é feita diretamente da Edward Fru-Fru Marciano da Silva com a Ulysses Guimarães, proporcionando um deslocamento mais rápido e mais seguro aos munícipes”, afirmou o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.

A jornalista e diretora de área da Secretaria de Comunicação (Secom), Cláudia Jacob, esposa do engenheiro Marcos Jacob, que dá nome ao viaduto, na companhia dos filhos, Ricardo e Henrique, da sogra e mãe do engenheiro, Sônia Bárbara Reze, e do empresário Sergio Reze e a esposa, Caterina, tios de Marcos Jacob, além de outros familiares e amigos presentes, fez um discurso emocionado ao marido, que faleceu em 18 de agosto de 2020, aos 59 anos, depois de um ano de luta contra o câncer.

Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário Carlos Eduardo Paschoini e da coordenadora do CADI, Jéssica Pedrosa, também participaram os secretários de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin José de Almeida Rosa; de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), Paulo Henrique Marcelo; da Fazenda (Sefaz), Marcelo Regalado; de Governo (Segov), João Alberto Correa Maia; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara; o chefe de gabinete do Executivo, Alexandre Caixeiro; a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito; e os vereadores Luís Santos, João Donizeti, Fábio Simoa e Ítalo Moreira.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Renata Giron/Secom